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Algodão mostra versatilidade em desfile no São Paulo Fashion Week

19 nov 2023 às 19:07

No dia 9 de novembro, o movimento "Sou de Algodão" retornou às passarelas do São Paulo Fashion Week para homenagear o jeans, peça icônica que completa 150 anos de história, em 2023. Um coletivo de grandes nomes da moda brasileira assinou o desfile: produção e direção criativa por Paulo Borges, criador e diretor do SPFW, styling por Paulo Martinez e beleza por Ricardo dos Anjos.


Ao todo, são 40 looks exclusivos produzidos por estilistas parceiros do Sou de Algodão: Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro. As criações assinadas pela Dendezeiro, inclusive, são rastreadas pelo programa SouABR, o que significa que é possível conhecer toda a sua jornada – desde a origem da fibra com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), até a varejista.


Para a execução das peças, a ação teve o apoio de 19 empresas têxteis, entre tecelagens, fiações, malharias e confecções, e oito artesãos.


Jeans é identidade e história


Duas razões foram fundamentais para a escolha do tema deste destile: o algodão brasileiro é matéria-prima imprescindível para a fabricação do jeans, já que a fibra é a principal composição do denim, o tecido do qual é feito; o jeans tem destaque na moda brasileira, tendo se estabelecido como fundamental no guarda-roupa nacional.


A história do jeans no Brasil começa no início do século XXI, quando o denim passa a ser importado como um tecido resistente e funcional para roupas de trabalho. No entanto, foi a partir da década de 1950 que ganhou popularidade entre diferentes públicos.


Inicialmente associado a uma estética mais rebelde e jovem, o jeans logo transcendeu as barreiras socioeconômicas, tornando-se um símbolo de versatilidade e estilo atemporal. Da classe trabalhadora à elite, refletiu a adaptação e a fusão de culturas e de diversos estilos de vida.


Muitos desfiles do Brasil e do mundo já destacaram a importância da peça. No entanto, o movimento Sou de Algodão vai além, apresentando criações produzidas de forma responsável, destacando a importância do algodão brasileiro na produção desse tecido icônico. Focadas na responsabilidade e na valorização da mão de obra nacional, as peças integram técnicas artesanais contemporâneas e inovação têxtil, apresentando um universo de possibilidades, história e identidade.


Sou de Algodão


É um movimento único no Brasil que nasceu, em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.