Todos os locais
Todos os locais
Agro
Londrina e região

Dependência do transporte rodoviário para logística de grãos ainda é significativa

Um estudo recente realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aponta mudanças significativas no cenário logístico
20 out 2024 às 16:36
Por: Agro+

A dependência do transporte rodoviário para a logística de grãos no Brasil está em processo de diminuição, embora ainda represente mais de 65% do escoamento total. Um estudo recente realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, aponta mudanças significativas no cenário logístico entre 2010 e 2023.

 

De acordo com a pesquisa, a distância média de transporte para grãos no Brasil é de 865 quilômetros, uma medida considerada elevada. O transporte rodoviário, por ser menos eficiente em termos energéticos, apresenta custos altos, o que impacta negativamente a competitividade do setor. A pesquisa revelou que o transporte de soja por rodovias caiu de 75% para 69%, enquanto a dependência do milho diminuiu de 84% para 76%.

 

A transição para outros meios de transporte tem ocorrido de forma gradual. As ferrovias, por exemplo, aumentaram sua participação no escoamento da soja para 22% e do milho para 17%. As hidrovias, por sua vez, registraram percentuais de 9% para a soja e 8% para o milho.

Outras notícias

Brasil amplia negociações para exportação de carne bovina para a Turquia

Safra brasileira de grãos deve crescer 5,8% em 2025, aponta IBGE

Projeto para tornar Porco Moura patrimônio histórico e genético avança na ALEP

 

No que diz respeito aos portos brasileiros, a pesquisa destaca uma significativa dependência do transporte rodoviário, especialmente em estados como Rio Grande do Sul e Maranhão. No Rio Grande do Sul, a participação dos caminhões no escoamento subiu de 57% para 90%, enquanto em São Luís, Maranhão, a dependência aumentou de 10% para 48%. Em contrapartida, o Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil, registrou a menor dependência rodoviária em 2023, com 33% dos embarques movimentados por caminhões e 67% por ferrovias.

 

Embora o transporte rodoviário continue a ser predominante, a pesquisa aponta uma redução no volume de cargas movimentadas por esse meio. A dependência das rodovias gera custos logísticos elevados, que impactam entre 15% e 40% no preço final dos produtos entregues nos portos.

 

Em contrapartida, o transporte ferroviário tem apresentado um crescimento considerável, com um aumento de 64% no volume de carga transportada. Dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários indicam que, em 2023, o transporte ferroviário continua a ganhar força, contribuindo para uma logística mais eficiente e menos dependente do modo rodoviário.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Bolívia abre mercado para exportação de hemoderivados bovinos e suínos do Brasil

Agro
Imagem de destaque

Comissão aprova Medidas Provisórias para enfrentamento de queimadas na Amazônia

Agro

Agro paulista registra alta de 11,2% nas exportações e se mantém como líder nacional

Agro

Preços futuros de café avançam e refletem preocupações com o clima no Brasil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista que morreu em grave acidente na zona norte de Londrina é identificado

Cidade
Londrina e região

Mulher agredida é encontrada abandonada em estrada da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Pais de casal morto durante atentado em escola de Cambé pedem R$ 2 mi de indenização

Cidade
Londrina e região

Mãe procura filho que desapareceu após ser atendido no Hospital da Zona Norte

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.