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Melhorar condições das estradas pode ser arma do governo para baratear alimentos

Um dos principais gargalos do agronegócio é a logística brasileira, que eleva o preço final da comida
31 jan 2025 às 09:40
Por: Band

O custo da logística no agronegócio é um fator fundamental para a competitividade do setor e a formação dos preços finais dos produtos para os consumidores. Esse setor pode ser afetado por diversos fatores, como o estado das estradas, a demanda por transporte e a falta de armazéns para estocar produtos agrícolas. 


custo do transporte dos alimentos é um dos principais problemas para a competitividade dos produtos brasileiros. O transporte rodoviário é o principal meio de escoamento de alimentos no Brasil, mas a infraestrutura precária aumenta o custo, elevando os preços. No auge da safra, as rodovias ficam sobrecarregadas de caminhões de cargas de grãos que se destinam aos portos e, muitas vezes, estradas precárias impedem o transporte.


O governo vem estudando medidas para baratear o preço dos alimentos, como tarifas para importação de produtos, mas ações como melhorar as questões logísticas são fundamentais. 


O ministro da Agricultra, Carlos Fávaro, afirmou que o governo federal tem planos de melhorias das principais BRs usadas para o escoamento da safra e uma força-tarefa entregará obras fundamentais para o agronegócio, como a BR 164 em Rondônia, a BR 419 em Mato Grosso do Sul, o Rodoanel de Cuiabá e pontes que ligam os estados da região Norte, em direção aos portos do arco norte.

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Outro fator que exige investimentos maciços para baratear os alimentos no Brasil são os investimentos no setor de armazenagem. Atualmente, a capacidade para a armazenagem de grãos no Brasil é de 230 milhões de toneladas. A previsão para a produção da atual safra de grãos é de 322 milhões de toneladas. Esse deficit faz o produto brasileiro perder competitividade, sem margens para negociações perante os produtos internacionais.

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