Brasil e mundo

Batalha de startups distribui R$ 200 mil em festival de inovação

13 out 2025 às 10:30

Subir ao palco, pegar o microfone e apresentar uma solução tecnológica em três minutos: assim foi o Desafio Nacional de Inovação no Curicaca, festival sobre tecnologia e sustentabilidade na indústria, realizado entre os dias 7 e 11 de outubro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ao todo, 20 prêmios de até R$ 15 mil estavam em disputa para impulsionar negócios inovadores.


O evento, promovido pelo governo federal por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), recebeu 350 inscrições e funcionou como uma “batalha de startups”. Entre os participantes, destaque para o projeto Vigilância Agrícola e Resposta Digital, de alunos da Faculdade Tecnológica de Pompéia Shunji Nishimura, que integra técnicas de captura de pragas com inteligência artificial para otimizar armadilhas contra insetos que afetam o algodão e outras culturas.


O Curicaca contou com quatro palcos e dez trilhas do conhecimento, abordando temas como energia renovável, Indústria 4.0, agroindústria sustentável, inovação social, infraestrutura verde e inclusão digital. No último dia, foram debatidos assuntos como mulheres nas deep techs e os impactos das fake news na indústria.


O festival faz parte do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que prevê investimento de R$ 300 bilhões até 2026, e contou com apoio da Petrobras via Lei Rouanet. Ricardo Capelli, presidente da ABDI, destacou o Curicaca como um esforço para aproximar indústria, inovação e universidades, fortalecendo uma indústria do futuro pautada em sustentabilidade e biotecnologia.