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Copiloto do voo que caiu em Vinhedo falou de excesso de gelo antes de queda, aponta CENIPA

07 set 2024 às 09:51

O relatório preliminar sobre a queda do ATR-72 da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o CENIPA, diz que o copiloto do voo comentou sobre o excesso de gelo minutos antes da queda. 

Ao mostrar toda a linha do tempo da decolagem até a queda, o CENIPA indica que o alerta de gelo foi exibido na cabine dos pilotos por 6 minutos e 22 segundos. Às 13h19 no dia do acidente, o botão de degelo é desligado. 13h20, por meio do da caixa preta com as vozes do acidente, o copiloto comenta 'bastante gelo'. 

Cinco segundos após, o botão para degelo é acionado e fica assim até a queda da aeronave. O controle de aproximação então permite a vinda para o aeroporto às 13h20. Segundo o laudo preliminar, o pouso já havia sido permitido pelo controle de aproximação em São Paulo. 

Na hora da queda, a aeronave se inclinou a 32º e, ainda em curva, houve o alarme de aumento de velocidade e vibração da aeronave, com estol. Então, houve reversão da curva, que o CENIPA ainda não pode indicar se foi o piloto ou ações aerodinâmicas, à esquerda, com inclinação de 52º e depois há reversão à direita, de 94º, ganhando altitude e entrando em um parafuso com curva à direita. A aeronave faz 180º no sentido de deslocamento, aqui ela sobe o nariz e entra em parafuso chato com curvas anti-horárias completando cinco voltas até a colisão com o solo.