Todos os locais
Todos os locais
Brasil e mundo
Brasil

FAB divulgará relatório preliminar do acidente da Voepass em 6 de setembro

A expectativa é pela divulgação das possíveis causas da queda do avião
27 ago 2024 às 10:55
Por: Band
- Foto: NELSON ALMEIDA/AFP

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai divulgar, no próximo dia 6 de setembro, em coletiva de imprensa, um relatório preliminar sobre o acidente aéreo da Voepass ocorrido em Vinhedo, interior de São Paulo, no início do mês. 


Participarão da coletiva o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, e outros técnicos e investigadores. 


A expectativa é pela divulgação, mesmo que preliminar, das possíveis causas da queda do avião. Os conteúdos de duas caixas-pretas seguem em análise, assim como os motores e outras peças importantes da aeronave. 


Outras notícias

Brasil envia equipe de bombeiros para combater incêndios na Bolívia

Avião de pequeno porte cai em rodovia e deixa dois feridos em Teresina

Opositor de Maduro, Edmundo González pede asilo político e deixa Venezuela

Sobre o acidente


avião modelo ATR-72 que saiu do aeroporto regional de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, despencou quatro mil metros em apenas dois minutos no interior de São Paulo, no dia 9 de agosto. 


Os motores e outras peças importantes para a investigação foram retirados do local do acidente e encaminhados a uma unidade da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista. A análise dos componentes juntamente à extração de dados da caixa-preta, incluindo os diálogos entre piloto e co-piloto, vai revelar se houve alguma pane na aeronave.


Segundo especialistas, a principal hipótese é que uma formação de gelo tenha feito o avião perder velocidade e sustentação, caindo em parafuso. 


“É possível que a formação de gelo tenha contribuído, mas não seja a causa do acidente. Não podemos descartar nada, pode ser até que tenha acontecido falha no motor”, explica o perito aeronáutico Daniel Kalazans.


O modelo ATR-72, de fabricação francesa, tem dois mecanismos para combater o gelo: um que aquece partes do avião e outro que quebra o gelo, por meio de uma camada de borracha que infla. O piloto é o responsável por acionar esses sistemas.


Problemas no motor


Segundo relatório do Cenipa (Centro de Investigação de Acidentes da Força Aérea Brasileira), no dia 11 de março deste ano, no aeroporto de Salvador, o mesmo avião que caiu em Vinhedo apresentou baixo nível de óleo hidráulico, o que indica problemas no motor, e um contato anormal da aeronave com a pista na hora no pouso.


A Voepass não esclareceu ainda que tipo de reparos foram feitos, apenas informou que o avião estava apto para voar.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Avião cai, atinge ponto de ônibus e deixa pessoas feridas em Teresina

Brasil e mundo
O acidente ocorreu no dia 9 de agosto e deixou 62 pessoas mortas.

Copiloto do voo que caiu em Vinhedo falou de excesso de gelo antes de queda, aponta CENIPA

Brasil e mundo

Deolane será solta nesta sexta? Advogado diz que habeas corpus não foi analisado

Política

Presidente Lula demite ministro Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é morto com facada no pescoço em Londrina; irmão é o principal suspeito

Cidade
Londrina e região

Pai de menino morto em acidente confirma que filho estava sem cinto de segurança

Cidade
Londrina e região

Incêndio de grandes proporções atinge frigorífico em Joaquim Távora

Cidade
Londrina e região

Enteado e padrasto comerciantes ficam feridos após recusarem troca de refrigerante

Cidade
Cascavel e região

"Domingo vou na missa", diz homem à imagem de santa minutos antes de ser morto em Cascavel

Podcasts

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP15 - Munique Oliveira (NTsec)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.