A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro de Londrina está operando com um volume de atendimentos significativamente maior do que a UPA Jardim do Sol, e a sobrecarga de trabalho tem gerado reclamações entre os funcionários.
Apesar de a unidade ter dobrado o número de médicos e ganhado novas salas, a principal queixa é que a quantidade de enfermeiros e técnicos de enfermagem permaneceu a mesma.
A UPA Centro atende atualmente entre 800 e 900 pessoas por dia. A alta demanda, somada à diminuição das horas extras e à falta de novas contratações, tem tornado o trabalho na unidade difícil, conforme relatado por um funcionário. Mesmo quem tem a possibilidade de realizar horas extras está evitando o expediente adicional, devido ao desgaste físico e emocional do trabalho.
Funcionários, que preferiram não se identificar, apontam que, infelizmente, o número insuficiente de enfermeiros e técnicos de enfermagem estaria prejudicando diretamente o ritmo dos atendimentos, mesmo com o aumento da infraestrutura e do corpo clínico médico.
Há, ainda, uma grande preocupação com o aumento da demanda esperado para o fim do ano, especialmente no período do Natal, quando o centro da cidade se torna um ponto de maior circulação de pessoas.
A cobrança dos funcionários que realizaram a denúncia é que o quadro original de pessoal da UPA Centro seja ao menos mantido, seja por meio da concessão de horas extras ou pela realização de novas contratações para aliviar a sobrecarga da equipe.