Após a audiência pública que apontou falha humana como possível motivo para cobranças indevidas na conta de energia, a Copel completou uma semana de atendimentos na sede do Procon. O objetivo é esclarecer dúvidas e buscar soluções para os consumidores afetados pelos valores superfaturados.
Um dos casos é o do morador Marcos, que sempre manteve um consumo padrão de energia, com contas em torno de R$ 178. Após a troca do medidor, o valor disparou para R$ 415, mesmo com os mesmos hábitos de consumo. Ao solicitar uma análise do equipamento, recebeu um laudo apontando falha na medição. No entanto, um mês depois, a empresa mudou sua resposta e afirmou que o medidor estava regular.
Segundo o Procon, consumidores que identificarem cobranças irregulares têm direito ao ressarcimento em dobro, pago separadamente da conta de luz. No caso de Marcos, o valor devolvido foi apenas o que ele pagou a mais e ainda em forma de crédito na fatura, o que não está de acordo com as regras de defesa do consumidor.
Nos últimos seis dias, 484 consumidores já procuraram o Procon para registrar reclamações contra a Copel. O órgão orienta que aqueles que não concordarem com a resposta da empresa devem insistir na contestação até que o caso seja devidamente analisado.