Vamos falar agora de um cinquentão: o aeroporto de Foz do Iguaçu. Nossa equipe de reportagem teve acesso com exclusividade a área restrita da pista do terminal que foi ampliada há anos, e até hoje não entrou em funcionamento por falta de uma homologação. Mesmo anterior ao contrato, a concessionária responsável decidiu bancar os custos.
O vai e vem de malas é um bom sinal pra uma cidade turística. São pessoa do mundo inteiro. Muitas escolhem a cidade pelo turismo de aventura, e pela facilidade de trânsito com Argentina e Paraguai. Foz do Iguaçu é um dos principais destinos brasileiros, mas no quesito aeroporto por muitos anos deixou a desejar… 2024 marca os cinquenta anos do terminal. Uma cidade que tem investido pesado em turismo, precisa de um terminal à altura dos objetivos econômicos que quer alcançar. Em 2021 o aeroporto de Foz fez parte de um pacote de concessões à iniciativa privada. Em março de 2022 um novo grupo assumiu a gestão.
Em média aqui no aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu passam todos os dias 4 mil passageiros. Esse número dobra em alta temporada, onde são cerca de 25 voos todos os dias.
Mas esse espaço, será bem diferente nos próximos verões… Hoje, está assim… Mas até o final desse ano, a expectativa é de que esteja bem diferente.
Pra entrarmos nesses locais, uma série de medidas de segurança foram tomadas, inclusive junto à Polícia Federal. Com autorização, tivemos acesso aos ambientes que estão sendo reformados e ampliados.
Pra nós termos uma ideia, essa laje foi construída na década de 70. Todos esse espaço está sendo reformado. E é por aqui que os passageiros vão entrar… por essa porta onde está essa lona preta. Aqui logo ao lado estarão as lojas das companhias aérea. E atrás de mim, no espaço azul, ficarão os guichês para check in.
As obras incluem não só o terminal de passageiro, mas também a construção de pátios para as aeronaves…. E adequações na pista.
Do alto, dá pra temos uma noção do que está sendo feito embaixo. Hoje aqui são mais de 200 trabalhadores. De oito pátios, passarão a ser 13. A ampliação do terminal sairá dos atuais 2.200 metros para 2.700 metros.
A reforma e ampliação do terminal tem investimento estimado de 270 milhões de reais. Uma questão que tem gerado polêmica, é a extensão da pista do aeroporto, em 664 metros, que foi entregue há três anos, e nunca foi utilizada. Acontece que pra isso, a pista precisa de uma homologação, que envolve por exemplo um sistema adequado de iluminação. Esse custo não estava previsto no contrato de concessão. No entanto, a concessionária, para poder colocar a extensão da pista em funcionamento, decidiu bancar o término. Custo que posteriormente deve ser cobrado de forma administrativa ou judicial da Infraero, a responsável pelo terminal à época.
Essa é a primeira vez que uma equipe da imprensa tem acesso a essa área. Essa é a nova pista do aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que será a segunda maior do Sul do país. O investimento aqui é de 20 milhões de reais.
Entre as intervenções, está a implantação das áreas de escape na pista, que passará de 2.194 metros, para 2.858 metros. Na prática isso significa que o aeroporto de Foz do Iguaçu estará apto a receber voos maiores, de mais destinos internacionais.
O prazo pra isso é março do ano que vem. Quem viaja com frequência, não vê a hora.