O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, recebeu nesta terça-feira (25) a aeronave-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizada em ensaios e inspeções em voo. A chegada do jato faz parte do processo de homologação do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) que está sendo implantado no aeroporto, marcando um avanço nas etapas técnicas necessárias para que o aeroporto opere com equipamentos de precisão.
A Aeronáutica confirmou que o ILS deve estar em funcionamento até o dia 10 de dezembro, data do aniversário de Londrina. O sistema é essencial para permitir pousos seguros mesmo em condições de chuva, nevoeiro ou baixa visibilidade, após anos de atraso na implementação.
Pilotos do Grupo Especial de Inspeção em Voo da FAB realizam testes de aproximação e chegada ao aeroporto. Durante os procedimentos, a aeronave se alinha ao sistema e realiza simulações de pouso, geralmente arremetendo antes de tocar o solo, garantindo a segurança e precisão da certificação.
O ILS orienta o avião via GPS durante o pouso, permitindo que a manobra seja feita quase automaticamente, reduzindo a dependência da visibilidade do piloto.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já aprovou a instalação de um dos componentes do sistema, o ALS (sistema de luzes de aproximação). O funcionamento oficial depende ainda de certificação do NOTAM, órgão internacional, cuja restrição é válida até 24 de fevereiro de 2026. A Agência Nacional de Aviação indica, porém, que a liberação do sistema pode ocorrer ainda este ano, caso os testes sejam aprovados, mantendo a expectativa de operação a partir de 10 de dezembro.