Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), relativos ao mês de setembro, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos em dia e tiveram o nome inscrito no cadastro de inadimplentes caiu 23% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano, porém, 2024 apresenta um aumento de 13,8% entre os consumidores inadimplentes, em comparação com o mesmo período de 2023.
Nome limpo
Por outro lado, o número de consumidores que conseguiram renegociar ou regularizar as dívidas, saindo do cadastro da inadimplência, cresceu em 19,8% na comparação com setembro do ano passado.
Em relação aos nove meses do ano, a quantidade de consumidores que conseguiram limpar o nome e sair do cadastro de negativados aumentou 19,27% em relação ao mesmo período de 2023.
“A redução no número de consumidores incluídos na base de negativados que deixaram a condição de restrição ao crédito aumentou em 2,4% a base de consumidores londrinenses com capacidade de tomar crédito no mercado varejista de Londrina. Os dados sinalizam a preocupação do consumidor em chegar ao final do ano com capacidade para tomar crédito”, destaca Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Indicadores
Os dados do SPC/ACIL destacam dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.