O lote tem 627,52 quilômetros de extensão, abrangendo trechos estratégicos que ligam Maringá, Londrina, Ibiporã, Arapongas, Rolândia e Cornélio Procópio. O plano prevê R$ 10,8 bilhões em obras (Capex) e R$ 5,6 bilhões em conservação e serviços (Opex), incluindo duplicações, contornos, ciclovias, passarelas e viadutos.
Contorno Norte e Contorno Leste de Londrina
Em Londrina, duas obras de destaque fazem parte do pacote: o Contorno Norte e o Contorno Leste, ambos considerados essenciais para melhorar o tráfego urbano e o escoamento logístico da região.
O Contorno Norte, com 30,1 quilômetros de extensão, começa no entroncamento da PR-986 com a BR-369, em Cambé, e segue até a PR-862, em Ibiporã. O traçado incluirá três pontes, oito viadutos e trevos rodoviários em desnível nos entroncamentos com as rodovias PR-536, PR-445 e PR-545.
Já o Contorno Leste, incluído posteriormente no edital, passará por estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) a partir do segundo ano da concessão. O projeto conectará a PR-445 à BR-369, nas proximidades de Ibiporã, com início das obras previsto para o sexto ano de concessão.
Obras em municípios vizinhos a Londrina
Em Cambé, o edital prevê melhorias no entroncamento com o Contorno Norte, que integra o eixo de ligação com Londrina.
Em Rolândia, serão implantadas vias marginais entre os km 178 e 180 da BR-369, novos viadutos e faixas adicionais na PR-986, o que deve melhorar o tráfego pesado entre as cidades.
Em Arapongas, haverá duplicações, novas passarelas, ciclovias e viadutos, modernizando a PR-444, uma das principais rotas de acesso ao Norte do Estado.
Em Ibiporã, estão previstas faixas adicionais na PR-862, além de um viaduto do tipo Trombeta no entroncamento com a BR-369 e novas passagens superiores, melhorando a mobilidade regional.