Cidade

Londrina terá Contornos Norte e Leste em obras do Lote 4 de rodovias do Paraná

23 out 2025 às 15:03

O Lote 4 das novas concessões rodoviárias do Paraná, que prevê investimentos de R$ 16,4 bilhões nas regiões Norte e Noroeste do estado, foi arrematado nesta quinta-feira (23) pela EPR. A empresa ofereceu um desconto de 21,3% sobre a tarifa básica do pedágio durante o leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O certame contou ainda com a participação de outras três concorrentes: Grupo Pátria, Mota-Engil e Motiva (ex-CCR).


O lote tem 627,52 quilômetros de extensão, abrangendo trechos estratégicos que ligam Maringá, Londrina, Ibiporã, Arapongas, Rolândia e Cornélio Procópio. O plano prevê R$ 10,8 bilhões em obras (Capex) e R$ 5,6 bilhões em conservação e serviços (Opex), incluindo duplicações, contornos, ciclovias, passarelas e viadutos.


Contorno Norte e Contorno Leste de Londrina

Em Londrina, duas obras de destaque fazem parte do pacote: o Contorno Norte e o Contorno Leste, ambos considerados essenciais para melhorar o tráfego urbano e o escoamento logístico da região.


O Contorno Norte, com 30,1 quilômetros de extensão, começa no entroncamento da PR-986 com a BR-369, em Cambé, e segue até a PR-862, em Ibiporã. O traçado incluirá três pontes, oito viadutos e trevos rodoviários em desnível nos entroncamentos com as rodovias PR-536, PR-445 e PR-545.


Já o Contorno Leste, incluído posteriormente no edital, passará por estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) a partir do segundo ano da concessão. O projeto conectará a PR-445 à BR-369, nas proximidades de Ibiporã, com início das obras previsto para o sexto ano de concessão.


Obras em municípios vizinhos a Londrina

Em Cambé, o edital prevê melhorias no entroncamento com o Contorno Norte, que integra o eixo de ligação com Londrina.


Em Rolândia, serão implantadas vias marginais entre os km 178 e 180 da BR-369, novos viadutos e faixas adicionais na PR-986, o que deve melhorar o tráfego pesado entre as cidades.


Em Arapongas, haverá duplicações, novas passarelas, ciclovias e viadutos, modernizando a PR-444, uma das principais rotas de acesso ao Norte do Estado.


Em Ibiporã, estão previstas faixas adicionais na PR-862, além de um viaduto do tipo Trombeta no entroncamento com a BR-369 e novas passagens superiores, melhorando a mobilidade regional.