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Lote 5: novo contrato revela desafios da conexão entre Cascavel e Guaíra

28 out 2025 às 12:24

No episódio desta terça-feira da série Lote 5: O Caminho da Nova Concessão, o destaque é para o novo contrato de concessão de rodovias e os desafios de mobilidade entre Cascavel e Guaíra. Entre as rodovias contempladas, a ligação Cascavel–Toledo se mostra estratégica, ligando duas cidades com grande geração de empregos e fluxo diário intenso de trabalhadores. Uma das novidades previstas é a implantação de pedágio nesse trecho, que terá valor estimado em R$ 13,45 na praça do distrito de Sede Alvorada.


Para os moradores e trabalhadores, como Ana, que viaja diariamente de Cascavel a Toledo, a mudança impacta nos custos e no planejamento do transporte. Atualmente, ela divide o trajeto de 40 quilômetros com colegas de trabalho para reduzir gastos, mas com a chegada do pedágio, o valor será incorporado à rotina diária. No trecho urbano de Cascavel, novas vias marginais e viadutos serão construídos, enquanto Toledo não terá obras previstas.


A concessão segue pela BR-163 até Guaíra, com duplicação total de 58 quilômetros, e inclui outra praça de pedágio em Terra Roxa, com tarifa estimada de R$ 13,28. Cidades como Mercedes e Marechal Cândido Rondon receberão novos viadutos, e em Guaíra será construído um contorno rodoviário de 3,71 km, ligando a BR-272 à BR-163, próximo à ponte Ayrton Senna. O leilão para definir a concessionária responsável pelo Lote 5 será na próxima quinta-feira, e a reportagem de amanhã detalhará a última etapa das concessões, que transferem mais de 3 mil quilômetros de rodovias à iniciativa privada.