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Lote 5: último leilão de pedágios do Paraná reúne expectativa e desafios

29 out 2025 às 12:25

O último episódio da série sobre o Lote 5 do programa de rodovias integradas do Paraná destaca a expectativa que envolve o leilão que será realizado nesta quinta-feira (30), às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo. O lote encerra um ciclo de concessões de mais de 20 anos, marcado por polêmicas e problemas com a falta de entrega de obras. A empresa vencedora terá o desafio de recuperar a confiança da população, garantindo que o que for prometido seja cumprido.


O Lote 5 contempla 430,7 km de rodovias, incluindo trechos das BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, que cruzam as regiões Oeste e Noroeste do Paraná e conectam o estado ao Paraguai e ao Mato Grosso do Sul. O contrato prevê investimentos de R$ 11,6 bilhões ao longo de 30 anos, sendo R$ 6,5 bilhões destinados a obras importantes, como a duplicação de 238 km de estradas, o equivalente a 55% do total do lote.


As tarifas iniciais de pedágio, atualizadas pelo IPCA, variam de R$ 13,28 em Terra Roxa a R$ 23,95 em Corbélia, Mamborê/Campo Mourão e Floresta. As praças de Cascavel e Terra Roxa ainda serão implantadas, com previsão para 2027. O modelo de leilão premia o maior desconto sobre a tarifa, incentivando a concorrência. Nos demais lotes já leiloados, os descontos variaram de 0,08% a 26,6%, dependendo do número de empresas interessadas.


O novo momento dos pedágios também encontra uma sociedade mais atenta. Por meio do Observatório dos Pedágios, iniciativa do Sistema FIEP, é possível acompanhar se as obras previstas nos contratos estão sendo cumpridas. No Lote 5, por exemplo, as duplicações devem estar concluídas até o sexto ano do contrato, ou seja, até 2032.


Com a finalização do leilão, o Paraná busca garantir mais segurança, fluidez e infraestrutura nas rodovias, evitando os problemas enfrentados em concessões anteriores e entregando benefícios concretos à população.