Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Arapongas, no norte do Paraná, desarticulou na manhã desta terça-feira (23) um esquema de tráfico de drogas que atuava há cerca de 20 anos no bairro Colúmbia 4.
A ação resultou na prisão de cinco pessoas — um homem e quatro mulheres — além da apreensão de drogas, veículos e do bloqueio de bens ligados à suspeita de organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Durante a operação, as equipes localizaram cerca de 1 kg de crack, 1 kg de maconha e diversas porções de drogas já fracionadas para comercialização.
Segundo a Polícia Civil, a estrutura criminosa funcionava de forma organizada, com uso de barricadas para restringir o acesso a ruas do bairro e câmeras de monitoramento instaladas para alertar sobre a chegada de viaturas policiais.
Os equipamentos de vigilância foram apreendidos por determinação judicial.
Além das drogas, foram confiscados uma motocicleta e um utilitário esportivo (SUV). A investigação também aponta que imóveis e comércios eram utilizados como fachada para possível lavagem de dinheiro.
A principal suspeita, apontada como líder do grupo, foi presa em uma das residências do bairro. A polícia informou que um inquérito específico deve ser aberto para aprofundar a investigação sobre o esquema financeiro.
Os detidos foram encaminhados à delegacia e devem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
A Polícia Civil destacou ainda que denúncias da população foram fundamentais para o avanço das investigações que levaram à operação.