O dia 09 de agosto vai ficar marcado na vida dos brasileiros. 62 famílias hoje choram a perda dos entes queridos e outros choram de alívio por perderem o voo. Depois do acidente a michele ficou assustada. Ela tem voo marcado para amanhã e o medo e a incerteza tomaram conta quando ela foi verificar a passagem. A compra foi feita pela companhia aérea Latam, mas o voo foi repassado para a empresa Voepass.
Nas redes sociais centenas de pessoas questionam essa terceirização dos serviços da Latam para a Voepass. A principal reclamação dos passageiros é a falta de informações e suporte na hora da compra da passagem.
Nos últimos dias o número de reclamações e pedidos de cancelamento de voos pela voepass aumentou significativamente aos órgãos e plataformas do direito do consumidor. Segundo a Anac inicialmente o consumidor não tem direito ao reembolso de passagem ou cancelamento por não se sentir seguro em viajar. Ainda de acordo com o órgão, todas as companhias tem as aeronaves certificadas pelos órgãos reguladores do transporte aéreo.
Sobre o pedido dos consumidores a Latam informou que tem acordo de código compartilhado com empresas aéreas de todo o mundo, inclusive com a Voepass. Nesse sistema a empresa vende as passagens aéreas de um voo, enquanto a outra é responsável pela toda a operação. A empresa finaliza que antes do passageiros comprarem a passagem é informado sobre qual companhia e responsável pelo voo.