Cidade

Pesquisa revela hábitos de consumo e aponta caminhos para o comércio londrinense

13 jun 2025 às 13:18

Uma pesquisa abrangente sobre o comportamento do consumidor londrinense acaba de ser divulgada, trazendo insights valiosos para o comércio local. O estudo, realizado por uma empresa de Londrina e encomendado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina)em parceria com o Sebrae, entrevistou cerca de 400 pessoas, entre 18 e 60 anos, de todas as regiões e faixas etárias da cidade. O objetivo principal é fornecer dados concretos para que os comerciantes londrinenses possam otimizar suas estratégias de comunicação e, consequentemente, alavancar as vendas.


Os resultados da pesquisa "Mercado em Foco 2025 - Comportamento de Consumo" detalham a proporção de consumidores em diversos segmentos e os canais de compra preferidos para cada um. Essa análise permite que os empresários entendam melhor o perfil de seus clientes e direcionem seus esforços de forma mais assertiva.


Onde o Consumidor Londrinense Compra?


A pesquisa revelou preferências distintas para cada categoria de produto ou serviço. Confira os destaques:

  • Vestuário (97,3% de consumo): O shopping lidera com 62,0%, seguido pela internet (44,2%) e comércio de rua do centro (34,7%). O comércio de rua dos bairros e supermercados/galerias de supermercados aparecem com 11,6% e 6,7%, respectivamente.

  • Calçados (96,5% de consumo): Assim como vestuário, o shopping é o preferido (51,0%), seguido de perto pela internet (35,8%) e comércio de rua do centro (33,7%).

  • Farmácia (94,3% de consumo): A preferência aqui se inverte, com o comércio de rua dos bairros disparando na frente (63,1%). A internet (16,4%) e o shopping (14,1%) têm menor representatividade neste segmento.

  • Lanches, pizzas e fast-foods (90,0% de consumo): A internet domina as compras (65,3%), seguida pelo comércio de rua dos bairros (33,6%) e shopping (32,2%).

  • Supermercado (87,0% de consumo): O comércio de rua dos bairros é o principal canal (62,9%), mostrando a conveniência para compras do dia a dia.

  • Eletrodomésticos (79,3% de consumo): A internet se destaca com 54,3% das compras, seguida pelo comércio de rua do centro (29,0%) e shopping (24,0%).

  • Materiais de construção (45,0% de consumo): O comércio de rua dos bairros é a escolha esmagadora para este segmento, com 70,0% das preferências.

A Relevância dos Dados para o Comércio


Os dados da pesquisa serão encaminhados aos comerciantes da cidade, que poderão utilizá-los para refinar estratégias. "O principal objetivo é alavancar as vendas em Londrina", afirma a organização.