A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Aliança II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.
A ação é um desdobramento das investigações iniciadas na primeira fase da operação, realizada no começo deste ano, quando cinco policiais militares foram presos suspeitos de envolvimento em um esquema de contrabando na região noroeste do Paraná.
Nesta nova etapa, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva, além de medidas judiciais de bloqueio e sequestro de bens dos investigados. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Guaíra.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que a organização criminosa atuava na entrada irregular de mercadorias pela fronteira brasileira, contando supostamente com a facilitação de agentes públicos e com uma estrutura formada por freteiros e motoristas responsáveis pelo transporte das cargas até diversos destinos no país.
As diligências ocorreram em municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Durante o cumprimento dos mandados, foram registrados dois flagrantes relacionados aos crimes de contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo, nas cidades de Umuarama, no Paraná, e São Paulo, capital.
Além da coleta de provas, a operação busca identificar e recuperar recursos obtidos por meio das atividades criminosas. A Polícia Federal informou que o bloqueio de bens tem como objetivo impedir a movimentação do patrimônio dos investigados e possibilitar eventual reparação dos prejuízos causados.
A Operação Aliança II contou com apoio da Receita Federal e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo criminoso na região de fronteira.