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Prazo para inscrição no Concurso da Guarda Municipal é prorrogado até 7 de julho

29/06/22 às 00:25 - Escrito por Redação Tarobá News
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A Prefeitura de Londrina estendeu o prazo de inscrições do Concurso Público para Guarda Municipal (Edital n° 76/2022), para o dia 7 de julho. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (28), pela secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, durante live transmitida nas redes sociais da Prefeitura.


Antes previsto para até 17 horas de 4 de julho, o prazo para os candidatos se inscreverem passa a ser até às 17 horas do dia 7 de julho; enquanto a data limite para pagamento da taxa de inscrição, inicialmente no dia 5 de julho, também foi remarcada para 8 de julho. As inscrições para o Concurso Público n° 76/2022 estão abertas desde 10 de junho. Inicialmente, o edital prevê o preenchimento de 35 vagas, incluindo as reservas especiais para afro-brasileiros e pessoas com deficiência (PCD), mais cadastro de reserva. 


O edital completo e o link de inscrições podem ser acessados por meio do Portal da Prefeitura, na página de Concursos, e pelo site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (COPS-UEL), neste link. 

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Com carga horária semanal de 36 horas na função de Serviço da Guarda Civil Municipal, a remuneração oferecida pelo concurso é de R$ 3.364,77. Esse valor é composto por salário básico de R$ 1.959,52 mais complemento salarial, Gratificação de Risco de Vida, auxílio alimentação e assiduidade. 


Embora os prazos para inscrições e pagamento do boleto com a taxa tenham sido prorrogados, a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, enfatizou que os candidatos interessados nas vagas não deixem para o último dia. “Nunca deixem as inscrições para última hora; apesar de termos prorrogado alguns dias, ela é feita única e exclusivamente pela internet. Se deixar para o último dia pode acontecer algum problema de conexão, com o computador, e não encontrar um local para se inscrever a tempo. Então faça sua inscrição e, depois, veja como será o pagamento do boleto, que pode ser feito presencialmente em lotérica, banco ou até pela internet. Garanta a oportunidade e faça sempre sua inscrição antes do prazo final”, frisou. 


No ato da inscrição, dentre outros dados, o candidato tem a opção de solicitar condições especiais para a aplicação das provas. “Isso se aplica não só ao candidato com deficiência como também, por exemplo, à candidata lactante que precisa amamentar seu bebê. Quem precisar, deve pontuar sua condição especial no ato da inscrição, pois não podemos aceitar alterações posteriores. Seja uma hora a mais de aplicação da prova, um ledor da prova, são várias opções disponíveis que devem ser informadas já no ato da inscrição. É importante que os candidatos se atentem a isso, pois pode acontecer de a pessoa não ter requerido, chegar para a prova e desistir”, lembrou Bellusci. 


A secretária municipal de Recursos Humanos também esclareceu que o prazo foi estendido para ampliar o período para pagamento da taxa. No entanto, as demais datas permanecem conforme o cronograma original, inclusive de aplicação das provas objetivas e discursivas. “No dia 14 de julho, as inscrições feitas e deferidas serão publicadas em edital. E cada candidato deve ficar atento a todos os editais que saem, pois existe um prazo para ingressar com recurso, encaminhando por e-mail à COPS e informando os documentos comprobatório. Já identificamos que o que mais desclassifica candidatos em concursos e testes seletivos não é a prova, e sim a falta de informação que ocasiona a perda de horários e prazos”, observou. 


Dentre as dúvidas mais frequentes encaminhadas pelos candidatos às secretarias municipais de Recursos Humanos e Defesa Social, muitas abordam o auxílio financeiro que será concedido aos candidatos aprovados nas provas e Teste de Aptidão Física que forem convocados e matriculados no Curso de Formação da Guarda Municipal. 


O auxílio financeiro, previsto na Lei Municipal nº 10.774 de 2009, será estendido para cobrir todo o período de duração do Curso de Formação. O valor mensal deve ser divulgado nos próximos dias. “Estamos avaliando e estudando as melhores condições, para que as pessoas tenham como frequentar e permanecer disponíveis durante o curso, com transporte e refeição garantidos. Não se trata de salário ou vencimentos, pois a pessoa no decorrer do curso ainda é um candidato, e poderá ser aprovado ou não”, explicou a secretária de Recursos Humanos. 


A live prosseguiu com a secretária municipal esclarecendo as dúvidas encaminhadas pelo público. Os temas abordaram desde os critérios exigidos para o cargo, como Ensino Médio completo e Carteira de Habilitação nas categorias A e B ou A e superior (C, D, E); o número de convocações previstas entre os aprovados; qual a banca organizadora; conteúdo programático das provas objetivas e discursiva, entre outros. 


O conteúdo da live está disponível na página do Instagram da Prefeitura de Londrina (@prefalondrina), e pode ser consultado neste link. Para sanar essas e outras questões, os interessados também podem entrar em contato com a banca responsável pelo Concurso, a COPS UEL, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3371-4393. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. 

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