A Prefeitura de Londrina ampliou a oferta de atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) com a contratação de 24 novos entrevistadores sociais, em julho, pelo Instituto Leonardo Murialdo (EPESMEL), entidade conveniada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Em apenas um mês de atuação, foram atualizados 3.526 cadastros.
Antes de iniciarem os trabalhos, os profissionais passaram por capacitação promovida pela SMAS, incluindo avaliação do conteúdo. Atualmente, atuam nos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos pelas regiões da cidade, e no Centro POP.
A secretária de Assistência Social, Marisol Chiesa, destacou que a ampliação reforça o compromisso em garantir acolhimento e orientação. “O Cadastro Único é fundamental para o acesso às políticas públicas, e estamos trabalhando para que esse atendimento seja cada vez mais humano e acessível”, afirmou.
As entrevistas para inclusão ou atualização são feitas mediante agendamento prévio. Em um mês, os novos entrevistadores realizaram 3.193 atualizações nas unidades. O aposentado Antônio Tamagnini, de 74 anos, elogiou o atendimento no CRAS Centro A ao solicitar a Carteira do Idoso, que garante gratuidade ou desconto em viagens interestaduais.
Em alguns casos, o governo federal exige visitas domiciliares. A diretora de Proteção Social Básica da SMAS, Amanda Gonçalves, explicou que nessas situações as entrevistas são feitas em casa, mas os dados seguem sendo autodeclaratórios.
A coordenadora da equipe do CadÚnico da Epesmel, Aline Índio, ressaltou que os atendimentos ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira, incluindo visitas domiciliares para quem não consegue se deslocar.
Os contratos dos entrevistadores têm prazo determinado, firmados via edital de Processo Seletivo nº 014/2025.