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Procon Londrina orienta consumidores e comerciantes no período de Natal

Práticas garantem mais segurança e clareza nos atos de compra e venda; comércios e mercados estão sendo visitados para orientações
15 dez 2025 às 20:11
Por: Assessoria de Imprensa

Com a chegada do período natalino, o Procon Londrina reforça informações essenciais para os consumidores aproveitarem as compras de fim de ano com mais segurança e tranquilidade. Além disso, o órgão intensifica ações de orientação junto ao comércio e aos mercados, para promover boas práticas, reduzir conflitos de consumo e fortalecer a confiança entre clientes e estabelecimentos. No final de novembro, o Procon já havia divulgado dicas (clique aqui) para o público sobre as compras ligadas às campanhas e ofertas de Black Friday, que incluem promoções de Natal.


Por conta do aumento do volume de anúncios nessa época do ano, seja em lojas físicas ou no ambiente digital, também há mais chances de dúvidas, problemas e até tentativas de golpes. Os consumidores e comerciantes devem ficar atentos e estarem informados, para não terem contratempos e aproveitarem um Natal mais seguro.


O Procon Londrina destaca alguns pontos importantes. A primeira indicação é para que os compradores pesquisem bem antes de adquirir quaisquer produtos, observando sempre preços, prazos de entrega e reputação das lojas. Planejar os gastos e estabelecer limites de orçamento é uma forma de evitar compras impulsivas ou que gerem impactos financeiros indevidos. Da mesma forma, é prudente verificar a credibilidade e preferir comércios com boa avaliação e histórico de atendimento.


Segundo o diretor executivo do Procon-LD, Bruno Lopes, outra dica é para que os consumidores guardem seus comprovantes, entre notas fiscais, e-mails de confirmação e capturas de tela que possam ajudar em eventuais pedidos de troca ou reclamações. “Isso dá maior respaldo para quem compra, facilitando as solicitações e desdobramentos, seja com as lojas ou junto ao próprio Procon-LD. Nesse sentido, também orientamos que as pessoas, antes de fazer as compras, conheçam as políticas de troca e devolução, já que cada estabelecimento pode possuir regras diferentes. É importante que isso esteja no planejamento de compra”, enfatizou.


Lopes informou que a maior parte das reclamações registradas junto ao Procon-LD no período do Natal se refere a produtos avariados ou vencidos, problemas no prazo de entrega e golpes. “A grande maioria da demanda vem de situações envolvendo lojas virtuais, com estimativa de 70% a 80% do volume total, aproximadamente”, mensurou.

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Orientando comércio e mercados – Paralelamente ao trabalho de informar o público em geral sobre o que levar em consideração quanto às compras, o Procon-LD também está atuando diretamente junto aos comerciantes e mercados da cidade. Estão sendo visitados por equipes de fiscalização do órgão estabelecimentos em áreas de grande fluxo de pessoas, incluindo o comércio da área central.


O foco das ações são as boas práticas de atendimento ao consumidor, a clareza e transparência na comunicação de preços e descontos, bem como a correção de etiquetas e informações de validade, e ainda o esclarecimento sobre direitos e deveres nas relações de consumo.


Bruno Lopes acrescentou que as atividades dessa natureza visam reduzir conflitos, fortalecer a confiança entre consumidores e estabelecimentos. “Essas orientações ajudam a garantir um ambiente de compra mais justo e eficiente durante o Natal. Mais de 60 estabelecimentos já foram visitados e o trabalho prosseguirá até a semana do Natal”, concluiu.


Contatos e atendimentos – O atendimento ao público segue em funcionamento para esclarecer dúvidas, registrar reclamações e oferecer suporte em questões relacionadas a compras, produtos ou serviços. Em caso de problemas ou para obter mais informações, o consumidor pode acionar o Procon-LD pelos telefones 151 e (43) 3372-4824. Há ainda o e-mail [email protected]

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