Cidade

Servidoras do Ippul participam de capacitação sobre urbanismo em Londres

11 nov 2024 às 22:14

Com o objetivo de pesquisar e desenvolver soluções urbanísticas para o município, três servidoras do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) participaram da capacitação Urban 95 Academy Residence Week, promovida em Londres de 21 a 25 de outubro. O Instituto foi representado pelas gestoras de Arquitetura e Urbanismo Caroline Nascimento Benek, Larissa Blanski e Ana Luiza Müller Moreira.


O evento foi realizado como complementação de um curso on-line de que as profissionais haviam participado entre maio e julho. Juntas, as duas ações compõem a iniciativa Urban 95 Academy, organizada pela London School of Economics, do Reino Unido, e pela Fundação Van Leer, dos Países Baixos.


No total, 50 cidades participaram da etapa inicial, das quais 10 foram selecionadas para enviar representantes à capital britânica. O tema de ambas as atividades foi a prática do urbanismo inclusivo voltado à primeira infância.


Durante o curso on-line, as servidoras tiveram acesso a um conteúdo que abordava assuntos como a gestão municipal, urbanismo e questões socioeconômicas. Nesta etapa, foi preciso elaborar um projeto de intervenção municipal contendo uma solução urbanística destinada à primeira infância. Os responsáveis pelas 10 melhores propostas foram escolhidos para participar de uma residência em Londres com todos os custos pagos, e entre eles estava a equipe londrinense.


Conforme a gestora de Arquitetura e Urbanismo, Caroline Benek, o projeto apresentado pelas servidoras municipais propõe incentivar o uso dos fundos de vale de Londrina pelas crianças pequenas e seus cuidadores, visando a propiciar o contato desse público com o meio ambiente.


“Consideramos que os fundos de vale de Londrina são um grande ativo ambiental, já que o município tem mais de 80 cursos d’água dentro de seu perímetro urbano. Por isso, nossa ideia é proporcionar às crianças a oportunidade de aproveitar mais a natureza, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. Fizemos um mapeamento que mostrou que mais de 80% dos Centros Municipais de Educação (CMEIs) estão localizados a até 500 metros de um fundo de vale”, explicou.


Para aproveitar esse potencial, a solução inicial apresentada pelas arquitetas para o curso foram os “trajetos de brincadeira” ligando os CMEIs aos fundos de vale, compostos por calçadas mais largas, pinturas nas ruas, brinquedos e mobiliários urbanos integrados à natureza, entre outras estruturas. A intenção é que a iniciativa seja interconectada ao projeto de Parques Lineares do Ippul, que envolve diversas áreas verdes de Londrina.