Cidade

Sessão Londrina traz à cidade exibição gratuita de filme sobre povo Krahô premiado

08 ago 2024 às 12:55

O Projeto Sessão Londrina promove uma nova edição nesta quinta-feira (08) com o documentário ‘A Flor do Buriti’, que levanta um debate sobre a questão indígena no País. Dirigida por Renée Nader Messora e João Salaviza, a obra foi lançada em julho e premiada no Festival de Cannes, na França.


O longa acompanha os Krahô, indígenas do Tocantins, que resistem aos ataques de pecuaristas da região há anos. Contextualizado inicialmente em 1940, ‘A Flor do Buriti’ mostra a história do povo, passando por massacres e pela ditadura militar brasileira. Duas crianças encontram, no escuro, um boi muito perto da aldeia, o que marca o início de um massacre pelos fazendeiros da região. Já nos anos 60, os jovens sobreviventes são obrigados a participar de uma unidade militar, durante a ditadura brasileira.


Com sessão às 19h, o documentário abre um debate para a questão indígena e convida o público a pensar sobre as produções com os povos originários. Ao final, haverá um debate sobre as produções audiovisuais com povos originários no Brasil e em Londrina, trazendo exemplos de obras com os Kaingang.


A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso através do site ou presencialmente, na bilheteria. 



Sobre o projeto 


O Sessão Londrina é um evento de promoção do cinema brasileiro. Com curadoria de Caio Cesaro e realização do Espaço Villa Rica, o projeto foi uma das propostas aprovadas em edital da Lei Paulo Gustavo publicado pela Secretaria Municipal de Cultura. 


A iniciativa visa exibir filmes brasileiros reconhecidos artisticamente pela crítica e pelo público e realizar debates com a participação online (conferências por vídeo) de representantes da equipe técnica e artística dos filmes convidados. Seis edições do projeto estão previstas para acontecerem, periodicamente, ao longo de 2024. Como uma contrapartida aos produtores e distribuidores de cada filme convidado, o Espaço Villa Rica compromete-se a exibi-los comercialmente, ao menos, pelo período de uma semana.