O Procon (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) foi acionado na última quinta-feira (23) com denúncias de um possível crime de estelionato, que teria sido cometido por agência de turismo. Segundo as denúncias, os consumidores adquiriram um pacote de viagem com a agência. Ao chegar no destino, descobriram que as reservas de hotel não contemplavam todo o período combinado, além da viagem de retorno não constar como paga.
Além de não receberem nenhuma resposta durante a viagem, os clientes constataram que o ponto de vendas da empresa em Londrina havia fechado. Por supostamente não terem honrado o acordo com tais clientes, encerrado as atividades na cidade e com vários consumidores não conseguindo entrar em contato para receber esclarecimentos, levantou-se a hipótese de golpe.
Uma equipe do Procon-LD se reuniu com o delegado responsável pela Delegacia de Estelionatos de Londrina, Edgard Soriani, nesta sexta-feira (24). E um inquérito policial foi aberto para apurar o suposto golpe.
Segundo o gerente de Fiscalização do Procon-LD, Bruno Lopes Sebastião, os clientes que se sentirem lesados pela agência devem primeiro procurar a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Em seguida, podem reunir o B.O. e demais provas do caso, como recibos e conversas por aplicativos ou e-mails, e apresentar na sede do Procon-LD, para que seja aberta uma denúncia contra a empresa.
“O Boletim de Ocorrência é necessário pois, junto à reclamação do Procon, as empresas de cartão de crédito e emissores de boleto serão notificadas para que sejam suspensas as cobranças em virtude dessa suspeita de um possível golpe”, destacou Sebastião.
Para evitar golpes no geral, o gerente de Fiscalização orientou que os consumidores sempre pesquisem o histórico da empresa, notícias sobre ela, e comparem os preços cobrados, avaliando se não é algo que foge da normalidade praticada no mercado.