Cotidiano

Procon Cambé cobra agências bancárias para reduzir tempo de espera nos atendimentos

27 jan 2022 às 19:57

A direção do Procon de Cambé se reuniu, na última quarta-feira (26), com representantes de agências bancárias da cidade para cobrar a redução do tempo de espera dos clientes que vão utilizar os caixas eletrônicos. Segundo Willian Train, coordenador do Procon de Cambé, o órgão recebe diversas reclamações semanalmente sobre o assunto. A reunião contou com a participação de representantes de três agências da cidade. Outras sete agências não justificaram a falta. 

De acordo com Train, no encontro foi reforçado o conteúdo da Lei 1987/2005, que define um tempo máximo de 15 minutos de espera – em dias normais – para utilizar esse serviço, e de 30 minutos em vésperas de feriado, feriados e dias de pagamento. “Algumas agências justificaram que por fazerem serviços específicos, acabam tendo um tempo maior de espera. Mas eles se comprometeram em tentar reduzir essa espera para o tempo máximo previsto na lei”, esclareceu.

O coordenador também ressaltou que as agências assumiram o compromisso de disponibilizar um guarda volumes na entrada das unidades – Lei 2341/2010 – e inserir uma divisória entre os caixas internos e ala de espera – Lei 2359/2010. “Essa divisória, por exemplo, garante privacidade ao usuário e pode ser um recurso de segurança contra os golpes e assaltos nas saídas das agências”, disse.

Willian Train ressaltou que novas reuniões serão marcadas para as próximas semanas e que as agências faltosas vão ser convocadas para o encontro. Ainda segundo ele, os fiscais do Procon vão fazer vistorias nas agências para acompanhar o cumprimento das leis e, em casos de irregularidade, os bancos podem ser multados com valores que vão de R$ 800 a até R$ 4 milhões, dependendo do tipo de ocorrência. “Os usuários que constatarem alguma irregularidade ou demora excessiva, devem entrar em contato com o Procon para que possamos averiguar e tomar as medidas cabíveis”, orienta.