Todos os locais
Todos os locais
Economia
Brasil

Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

Operadoras devem enviar relatório mensal para agência
23 jan 2025 às 18:02
Por: Agência Brasil

As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.


Os relatórios devem ser encaminhados pelo sistema Coleta de Dados Anatel, implementado em janeiro deste ano. O objetivo do sistema que recebe dados de originadores de chamadas indesejadas é permitir que a Anatel proteja o consumidor mais rapidamente de possíveis golpes por chamadas telefônicas.


Segundo a Anatel, o envio dos dados faz parte de um conjunto de medidas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de reduzir o incômodo aos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil e evitar fraudes por telefone. Como resultado, houve a redução de 184,9 bilhões dessas chamadas, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, em todo o país.


Relatórios

Pela determinação, as entidades do setor de telecomunicações devem enviar os relatórios todo dia 15 de cada mês ao sistema que coleta dados para a Agência.


A estimativa é que as informações permitam que a Anatel monitore sistematicamente a origem de ligações irregulares, constate as irregularidades e acompanhe o cumprimento das medidas cautelares já expedidas, como a suspensão de usuários ou de empresas que cometem fraudes ou abusos.

Outras notícias

Bolsa sobe quase 2% e atinge maior nível em um mês e meio

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Azul suspende operação em 12 cidades brasileiras


A Anatel estabelece às prestadoras de telefonia móvel e fixa que, ao receberem as chamadas indesejadas irregulares, notifiquem as prestadoras de origem da ligação indesejada.


Além disso, as empresas receptoras das chamadas devem informar à Anatel dados como: data, horário das ligações, identificação das prestadoras de origem das chamadas indesejadas; data em que as infrações foram cometidas; proporções de chamadas com números falsos em relação ao total de chamadas recebidas e, quando for o caso, os tipos e prazo de suspensão de serviços.


A medida prevê que os envolvidos nas origens dessas chamadas irregulares sejam multados e até suspensos. As empresas de telefonia móvel e fixa que descumprirem as regras estão sujeitas a multas de até R$ 50 milhões.

  

Quando os originadores das chamadas estiverem relacionados a golpes ou fraudes envolvendo uso de nome de instituição financeira, as informações serão enviadas às autoridades de segurança pública. 

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Cartão de presente do Tesouro Direto movimenta R$ 250 mil em um mês

Economia
Imagem de destaque

Turistas estrangeiros gastam US$ 7,3 bi em 2024, recorde em 15 anos

Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 56 bilhões em 2024

Economia

Pé-de-Meia não vai ser interrompido, diz Haddad

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem de 27 anos morre após se atropelada por um carro na Avenida Dez de Dezembro

Cidade
Londrina e região

Situação inusitada; pescador resgata motocicleta presa no fundo do Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Dois homens morrem ao reagir com submetralhadora caseira a abordagem da Choque

Cidade
Londrina e região

Vídeo: ciclista morre após ser atingido por caminhão ao tentar cruzar avenida

Cidade

Festa de aniversário termina em tragédia com desabamento de quiosque em Catanduvas

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.