Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (25), a McLaren anunciou que vai deixar o grid da Fórmula E ao final da temporada 2024/2025. A competição termina em julho, com as duas corridas do E-Prix de Londres.
O comunicado confirma a informação divulgada na véspera pelo site The Race. O veículo, no entanto, afirmava que o time permaneceria no grid por mais um campeonato, deixando a competição ao fim da temporada 2025/2026, quando termina o ciclo do Gen3 Evo para a chegada do novo carro, o Gen4.
“A McLaren Racing confirma hoje que, diante de uma revisão estratégia de seu portfólio de corridas, tomou a decisão de não continuar a participação no Campeonato Mundial de Fórmula E após a atual temporada 2024/2025”, diz o texto.
Apesar de deixar a F-E, a McLaren não pretende encerrar as operações da equipe. O planejamento é retirar os investimentos da marca do grid, passando a estrutura para que novos investidores assumam a partir da temporada 2025/2026.
O principal interessado seria o conglomerado Stellantis, ao qual pertencem marcas como Abarth, Alfa Romeo, Citroen, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Opel e Peugeot. A DS e a Maserati, que também integram o grupo, já contam com equipes na F-E.
“O trabalho já está em andamento para organizar este time para futuro sucesso ao trabalharmos em busca de novos investimentos. Até lá, permanecemos plenamente comprometidos em darmos sequência ao nosso forte início de temporada, lutando pelo sucesso nas pistas até nossa última corrida”, acrescenta a nota.
“Nossos agradecimentos vão a todo o time por seus contínuos compromisso e dedicação, e à Fórmula E, a nossos parceiros e nossos fãs pelo contínuo apoio”, completa o texto.
De acordo com a imprensa internacional, dois fatores influenciaram no fim dos investimentos da McLaren na Fórmula E. Primeiro: o governo saudita, que patrocina o time com a marca do projeto da futura cidade de Neom, em acordo que terminará originalmente no time da temporada 2025/2026, com sinais de que não seria prorrogado. Segundo: o foco da marca no WEC, no qual deverá estrear em 2027 disputando a divisão hypercars.
“Temos muito orgulho do que alcançamos na Fórmula E e do papel que a categoria desempenha no cenário do automobilismo, mas chegou a hora de explorarmos outras oportunidades que se alinham mais proximamente com a direção estratégia da McLaren Racing – incluindo nossa entrada no Campeonato Mundial de Endurance em 2027”, informou o CEO da McLaren, Zak Brown.
A McLaren estreou na Fórmula E na temporada 2022/2023 ao assumir o espólio da Mercedes-EQ. Desde então, conquistou apenas uma vitória, no E-Prix de São Paulo da temporada 2023/2024, graças a Sam Bird. O veterano britânico é titular do time na temporada 2024/2025, ao lado do compatriota Taylor Barnard.