“O
Cascavel nunca perdeu para o Grêmio”. Essa é uma frase que tem sido repetida
pela torcida da Serpente Aurinegra desde que o confronto amistoso entre as duas
equipes foi confirmado. É bem verdade que a torcida cascavelense não é uma
torcida genuinamente aurinegra. Os aurinegros têm esse carinho pelo clube que
ainda é jovem. Mas no peito, bate um coração apaixonado pelos mais variados
grandes clubes do país.
Ou
seja, tem muito torcedor que estará dividido no amistoso deste sábado (27), às
16 horas, no Estádio Olímpico Jacy Scanagatta. O Cascavel conseguiu essa proeza
de deixar corações divididos: torcedores que são aurinegros e tricolores. A
torcida cascavelense tem inúmeros colorados. Estes sim serão veementemente
torcedores do Cascavel neste amistoso. E são justamente estes torcedores que
realçam a afirmação: “O Cascavel nunca perdeu para o Grêmio”.
Na
verdade, as duas equipes fizeram apenas um confronto que ocorreu há mais de
onze anos. No dia 25 de janeiro de 2015, as duas equipes se enfrentaram no
Estádio Olímpico e empataram em 1 a 1. Mas era um Cascavel bem diferente. O
confronto daquele domingo chuvoso antecedeu a primeira partida da Serpente
Aurinegra na elite estadual.
O
time, então comandado por Paulo Foiani, tinha acabado de ser campeão da segunda
divisão estadual. E logo depois do amistoso contra o Grêmio, o Cascavel
estreava na primeira divisão do Campeonato Paranaense com um empate sem gols
com o Athletico-PR.
Depois
daquele duelo, o Cascavel se consolidou como uma das forças do futebol
paranaense. Foram doze participações seguidas na elite paranaense, com dois
vices-campeonatos, em 2021 e 2023. Também vieram as competições nacionais:
quatro participações na Copa do Brasil e presença na Série D do Brasileiro sete
vezes seguidas, entre 2020 e 2026.
Mistão?
Mas
naquele dia 25 de janeiro de 2015, o Cascavel colocou em campo o que tinha de
melhor na ocasião contra um tricolor titularíssimo. Neste sábado, o torcedor
aurinegro verá um ‘mistão’ do Cascavel. Isso porque, apesar da tentativa, o
clube não conseguiu alterar a data do jogo contra o Marcílio Dias, pela segunda
fase da Série D do Brasileiro. Esta partida será neste domingo (28), às 16
horas, em Itajaí. E esse sim é o jogo do ano para o Cascavel. No domingo
passado, o Cascavel empatou em 2 a 2 com o time catarinense, no Olímpico. Logo,
precisa passar pelo Marcílio Dias para chegar pela primeira vez na terceira
fase da Série D e seguir sonhando com o acesso. Sem contar que essa é a única
chance que o Cascavel tem de garantir a presença na Série D em 2027. Ou seja,
hoje, o que o técnico Cesar Bueno tem de melhor estará em campo contra os
catarinenses. Logo, os atletas do time principal que, eventualmente, não foram
relacionados para o jogo da Série D, além dos atletas da equipe Sub-20, terão a
oportunidade de participarem dessa grande ‘vitrine’, que é o jogo diante do
Grêmio.
A
base do time que enfrenta o Tricolor Gaúcho no Olímpico terá o goleiro Felipe, Willian,
Saci, Galdino, Zé Rodrigues, Antony, Pedrinho, Choco, Braga, Camargo e Gustavo
Andrade.
CBF
De
acordo com o presidente Valdinei Silva, o Cascavel até solicitou junto à CBF um
remanejamento da partida, que não acatou o pedido. O próprio Marcílio Dias
dificultou a situação por ser o mandante do jogo de volta da segunda fase. E
também trata o confronto contra o Cascavel como o ‘jogo do ano’.
O
Cascavel teve dois vacilos nas últimas duas rodadas da Série D. Um empate em
casa com o São Luiz de Ijuí e uma derrota para o Santa Catarina. Estes
resultados empurraram o time para o terceiro lugar no Grupo A15, o que fez com
que o Cascavel fizesse o jogo de volta do mata-mata como visitante. Se fosse a
situação inversa – a Serpente Aurinegra como mandante no jogo de volta – a
troca de datas seria até mais fácil.
E
o Grêmio?
Diante
deste cenário, resta saber que formação o Grêmio colocará em campo neste
amistoso. A promessa foi da presença do time principal, até para que os atletas
possam ter ritmo de jogo. O último compromisso do Tricolor Gaúcho ocorreu no
dia 30 de maio, quando tomou um 3 a 1 do Corinthians em casa. E o próximo jogo
oficial será no dia 16 de julho contra o Mirassol. O certo é que o Grêmio não
terá atletas que estão na Copa do Mundo, como é o caso do goleiro Weverton, que
defende a Seleção Brasileira. De resto, deve usar as principais peças, até por
força contratual dos promotores do evento. O elenco desembarcou em Cascavel na
noite de sexta-feira. Esta semana, o lateral cascavelense Marlon, que também
tem familiares em Cascavel, voltou a treinar com bola. O jogador está se
recuperando de uma fratura no tornozelo. Mas não deve atuar no amistoso deste
sábado.
Há
onze anos
O
Grêmio também teve conquistas importantes após a primeira vinda para Cascavel.
Em 2016, o Tricolor Gaúcho faturava o título da Copa do Brasil. E no ano
seguinte, em 2017, conquistava o tricampeonato da Libertadores da América. Em
Cascavel, o então técnico Luiz Felipe Scolari tinha como referências os
estrangeiros Marcelo Moreno e Barcos. Luan viria a brilhar na conquista da
Libertadores. E esteve no gramado do Olímpico. O Cascavel até marcou primeiro
com um golaço do lateral Marquinhos. Mas no segundo tempo, Lucas Coelho,
revelação do Grêmio e que depois viria a usar a camisa aurinegra participando
da campanha do vice-campeonato em 2023, empatou o jogo.