A Ford deu mais um passo importante em seu retorno à principal categoria do endurance mundial. Durante as atividades das 24 Horas de Le Mans neste final de semana, a fabricante americana confirmou oficialmente que a ORECA será a parceira técnica responsável pelo desenvolvimento do chassi de seu futuro Hypercar, com estreia marcada para a temporada 2027 do FIA WEC.
O anúncio foi feito a poucos metros da famosa Ford Chicane, com a presença de nomes de peso como Jim Farley (presidente e CEO da Ford Motor Company), Mark Rushbrook (diretor da Ford Performance) e Hugues de Chaunac (fundador da ORECA).
ORECA com papel além da construção do chassi
Mais do que uma fornecedora de chassi, a ORECA terá uma participação estratégica no desenvolvimento do projeto, com forte integração com os engenheiros da Ford. Segundo Hugues de Chaunac, a parceria será baseada em colaboração aberta e com liberdade para os engenherios.
“Você não diz ‘não’ para a Ford! Eles são muito envolvidos e colaborativos. Querem vencer e exigem que a gente fale claramente quando algo não estiver funcionando. Isso nos dá uma responsabilidade real. Não é sempre que vemos esse nível de envolvimento dos fabricantes”, destacou o dirigente francês", comentou
Como será o carro da Ford no WEC?
O projeto técnico será liderado por Dan Sayers, que atualmente faz parte da Red Bull Ford Powertrains. Sayers tem passagens por Prodrive (quando liderava os projetos da Aston Martin Racing) e pela Ricardo, onde trabalhou com transmissões para a categoria LMP1.
Embora o tipo de motor já esteja definido internamente, a Ford ainda mantém segredo sobre a configuração que será utilizada. Hugues de Chaunac limitou-se a garantir que o carro será, de fato, “um verdadeiro Ford”.
Isso abre espaço para especulações: será um V8, homenageando o lendário Ford GT40 que conquistou quatro vitórias consecutivas em Le Mans entre 1966 e 1969? Ou talvez um V6 biturbo, como o do Ford GT campeão da LMGTE Pro em 2016?
Segundo de Chaunac, o chassi foi projetado desde o início para acomodar diferentes arquiteturas de motorização.
Outra possibilidade levantada é que o futuro Hypercar traga inspiração estética no Mustang, modelo que atualmente representa a Ford na categoria LMGT3 do WEC. O próprio CEO Jim Farley mencionou o desejo de manter uma ligação com carros de produção.
“Sempre quisemos correr com carros de produção, o mais próximo possível disso. Em 2016 criamos o Ford GT, mas originalmente queríamos inscrever um Mustang. Por isso, é plausível que o futuro Hypercar carregue alguns elementos visuais do Mustang”, afirmou Farley.
A Ford é, até hoje, a única fabricante americana com vitórias gerais em Le Mans. Foram quatro conquistas entre 1966 e 1969, um feito que nem gigantes como GM ou Chrysler conseguiram igualar. Desde então, a marca americana se destacou também em categorias de GT, como na vitória da classe LMGTE Pro em 2016 com o Ford GT.