A temporada 2025 da Fórmula 1 entra agora em sua reta decisiva. Com a pausa de verão chegando ao fim, as atividades voltam com força total no GP da Holanda, entre os dias 29 e 31 de agosto, marcando o início da segunda metade do campeonato com apenas 10 corridas para o fim.
O tradicional circuito holandês abre a retomada do campeonato com um cenário único: pista à beira da praia e clima de festival, especialmente quando Max Verstappen corre em casa, transformando as arquibancadas em um mar laranja.
História de Zandvoort
Assim como Silverstone, Zandvoort foi inaugurado em 1948, fazendo parte da onda de entusiasmo pelo automobilismo no pós-guerra que varreu a Europa.
Originalmente formado por uma combinação de pista permanente e estradas públicas que serpenteavam pelas dunas de areia da cidade litorânea de Zandvoort, o Clube Holandês de Corridas de Automóveis – que iniciou os planos para o circuito – trouxe o vencedor de Le Mans em 1927, Sammy Davis, para atuar como consultor no traçado original de 4,2 km.
Curiosidades do GP da Holanda
- Será a 35ª edição do GP da Holanda, todas realizadas em Zandvoort. O país recebeu a Fórmula 1 entre 1952 e 1985, e o GP voltou ao calendário em 2021.
- Nelson Piquet, em 1980, é o único brasileiro com vitória em Zandvoort. Emerson Fittipaldi (3º em 1974) e Ayrton Senna (3º em 1985) foram os demais brasileiros que subiram ao pódio.
- Quatro pilotos conquistaram em Zandvoort a primeira vitória na carreira: Jo Bonnier (1959), Wolfgang von Trips (1961), Graham Hill (1962) e James Hunt (1975).
- Na última reforma, em 2021, foram gastos 4 milhões de euros (cerca de R$ 24,1 milhões). A largura e a inclinação de três curvas foram aumentadas: Tarzan (1), Hugenholtz (3) e Arie Luyendyk (14). Nesta última, que dá acesso à reta dos boxes e homenageia o holandês bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, a inclinação é de 18 graus; na Hugenholtz, é de 19 graus.
- O traçado atual tem apenas o 1º setor — com as curvas Tarzan (1), Gerlach (2), Hugenholtz (3), Hunserug (4), Slotemaker (5) e Scheivlak (6) — oriundo do original, de 1948, projetado pelo arquiteto John Hugenholtz. O terreno foi dividido em 1990 por pressão de ambientalistas.
- O pit lane tem 235 metros (a média das outras pistas é de 367 metros). Em 2024, Verstappen perdeu 20s785 no pit lane durante um pit stop.
- A largura da pista varia entre 9 e 12 metros.
- Diferença de elevação ao longo da pista: 8,7 metros.
- Altitude do autódromo: nível do mar.
- Distância da posição da pole até a primeira freada: 235 metros.