Menos de nove meses vão separar as edições 2023/2024 e 2024/2025 do E-Prix de São Paulo, a etapa brasileira no calendário da Fórmula E. Mas entre uma prova e outra, o grid da principal categoria elétrica do automobilismo mundial viu uma série de mudanças.
Entre as 11 equipes, quatro mantiveram os titulares em relação à temporada 2023/2024: Porsche (Pascal Wehrlein e António Félix da Costa), Jaguar (Mitch Evans e Nick Cassidy), Envision (Sebastien Buemi e Robin Frijns) e Mahindra (Nyck de Vries e Edoardo Mortara). Entre as outras sete, muitas novidades.
O único time que mudou os dois pilotos foi a Maseratti. Maximilian Günther foi para a DS Penske, onde substituiu Stoffel Vandoorne, enquanto Jehan Daruvala deixou o grid. O indiano, aliás, foi um dos três que perderam a vaga – além dele, Sérgio Sette Câmara (ERT) e o francês Sacha Fenestraz (Nissan) também ficam fora.
Se três pilotos saíram, três entraram na categoria em 2024/2025. David Beckman chega na Kiro Race, Taylor Barnard virou titular da McLaren, e Zane Maloney assume um posto na ABT Lola Yamaha.
As outras mudanças são todas de pilotos que já estavam na categoria. Confira o que muda (ou não) em cada equipe:
Andretti
Jake Dennis permanece como titular. Seu novo companheiro é Nico Müller, ex-ABT Cupra, que assume a vaga de Norman Nato.
DS Penske
Jean-Éric Vergne é mais um que fica onde estava, mas agora com outro companheiro: Maximilian Günther chega da Maserati para substituir Stoffel Vandoorne.
Kiro Race
A equipe é a nova identidade da ERT. Conforme esperado, Dan Ticktum permaneceu, mas Sérgio Sette Câmara virou reserva da Nissan e perdeu a vaga para o alemão David Beckmann, que já atuou como reserva da Andretti e da Porsche.
Envision
Sebastien Buemi e Robin Frijns seguem nos carros da equipe, que busca resultados mais competitivos do que os da temporada 2023/2024.
McLaren
Taylor Barnard assume o posto que era de Jake Hughes, agora titular da Maserati. Ao seu lado, o experiente britânico Sam Bird foi mantido.
Maserati
Maximilian Günther e Jehan Daruvala deixaram o time monegasco. Stoffel Vandoorne (ex-DS Penske) e Jake Hughes (oriundo da McLaren) assumem as vagas.
Jaguar
Em time que está ganhando não se mexe. Campeã entre equipes na temporada 2023/2024, a operação britânica manteve os neozelandeses Mitch Evans e Nick Cassidy.
ABT Lola
A equipe mudou de nome e deixou de ser ABT Cupra. Lucas di Grassi permaneceu, mas com novo companheiro: Zane Maloney deixou a Fórmula 2 para substituir Nico Müller.
Porsche
Mais uma que manteve a dupla titular para continuar com bons resultados. O campeão Pascal Wehrlein segue, assim como António Félix da Costa.
Mahindra
Os resultados em 2023/2024 não foram os melhores, mas a Mahindra não viu motivos para trocar os pilotos. Assim, continua com Nyck de Vries e Edoardo Mortara.
Nissan
Oliver Rowland permanece, mas ganhou um novo colega. Sacha Fenestraz foi embora, e Norman Nato assumiu o posto do compatriota.