A Fórmula 1 sai da Europa e desembarca na América do Norte para a disputa da nona etapa da temporada de 2025: GP do Canadá.
Conhecido por sua alta velocidade e baixo nível de pressão aerodinâmica, o Circuito Gilles Villeneuve é amplamente considerado um dos preferidos pelos pilotos. O ponto mais emblemático do traçado, entretanto, está no final da volta: o famoso “Muro dos Campeões”, batizado após acidentes envolvendo Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher durante o fim de semana do Grande Prêmio do Canadá de 1999.
Curiosidades sobre o GP do Canadá
- Será a 54ª corrida disputada no Canadá, a 44ª em Montreal. Os outros circuitos usados no país foram Mosport Park (oito vezes) e Mont Tremblant (duas).
- Montreal é a quinta pista com mais corridas na história da Fórmula 1, com 43 GPs. Apenas Monza (74), Mônaco (71), Silverstone (59) e Spa-Francorchamps (57) receberam mais provas. É, portanto, a pista que mais recebeu a Fórmula 1 fora da Europa.
- O Circuito Gilles Villeneuve tem o chamado Muro dos Campeões, na entrada da reta dos boxes. O nome é porque os campeões Jacques Villeneuve (1997 e 1999), Michael Schumacher (1999), Damon Hill (1999), Jenson Button (2005) e Sebastian Vettel (2011) bateram lá.
- Mais vítimas do Muro dos Campeões em treinos e corridas: Derek Warwick (1988), Aguri Suzuki (1989), David Coulthard (1997), Alexander Wurz (1997), Ralf Schumacher (1999), Ricardo Zonta (1999), Nick Heidfeld (2001), Rubens Barrichello (2001), Juan Pablo Montoya (2006), Tiago Monteiro (2006), Vitantonio Liuzzi (2007), Kamui Kobayashi (2010), Bruno Senna (2012), Pastor Maldonado (2012), Carlos Sainz (2016), Kevin Magnussen (2019) e Alexander Albon (2024). No total, por 23 vezes houve batidas no local.
- Em 21 das 43 corridas em Montreal, o pole position venceu – aproveitamento de 48,8%. Oito dos últimos 13 GPs do Canadá foram vencidos pelo pole position (61,5%).
- Seis pilotos faturaram a 1ª vitória em Montreal: Gilles Villeneuve (1978), Thierry Boutsen (1989), Jean Alesi (1995), Lewis Hamilton (2007), Robert Kubica (2008) e Daniel Ricciardo (2014).
- Distância da pole à 1ª freada: 152 metros.
- Diferença de elevação ao longo do traçado: 5,6 metros.
- Pit lane tem 405 metros. Em 2023, Lando Norris perdeu apenas 23s423.