Conceito 360

Veja a terceira edição do Confraria 360!

28 out 2025 às 18:20

No programa deste sábado (25) do Conceito 360, o debate abordou as mudanças no comportamento de consumo das pessoas após a pandemia. No terceiro episódio da edição especial Confraria 360 by Grupo Machado Mariano, especialistas discutiram os padrões de consumo e como os empreendedores podem usar essas informações para desenvolver melhor os negócios.


Quando o assunto é moradia, o foco está em investir mais em móveis planejados e qualidade, enxergando a casa não apenas como um lar, mas como um espaço funcional e confortável que faz sentido para a rotina e o bem-estar. Os convidados destacam que, após a pandemia, houve um aquecimento do mercado imobiliário, especialmente na procura por empreendimentos com áreas de lazer.


No tema inovação, a pandemia acelerou a evolução digital em cerca de 10 anos, impulsionando a adoção de plataformas como Meet e Zoom, além de popularizar o consumo online. Com consumidores mais exigentes, é fundamental investir em relacionamento e melhorar a infraestrutura digital para tornar a experiência de compra cada vez melhor.


Outra característica da pandemia foi o aumento do consumo de conteúdos em streaming e na internet, como programas online, séries e filmes. Com isso, os veículos de comunicação tiveram que se reinventar, equilibrando a velocidade de entrega com a construção de relacionamento com o público.


Assista ao vídeo e confira o bate-papo completo sobre as tendências de consumo pós-pandemia!