O recente apagão na nuvem da Amazon (AWS - Amazon Web Services) gerou transtorno imediato para mais de 500 empresas e seus clientes no Brasil, afetando serviços cotidianos como iFood, Mercado Livre e PicPay. O incidente levantou um alerta sobre a dependência de Big Techs e a segurança de dados. O especialista em soluções de tecnologia, Thiago Zampieri, mestre em computação, explicou o conceito de "nuvem" e a baixa frequência de falhas no sistema.
Thiago Zampieri esclareceu que a "nuvem" é, na verdade, uma rede de computadores interligados. Trata-se de um serviço terceirizado oferecido por empresas como a AWS para que outras companhias hospedem seus arquivos e dados, garantindo que o conteúdo fique disponível 24 horas por dia, sem que precisem manter suas próprias máquinas ligadas ininterruptamente.
O especialista comparou a situação a chegar a um hotel onde o quarto não está disponível, reforçando que o problema na AWS foi de indisponibilidade, e não de vazamento ou sumiço de informações.