No quadro Sorrisos que Transformam desta semana, a cirurgiã-dentista Angelita Piovezana desmistificou o implante dentário, um procedimento que ainda desperta receio em muitas pessoas. Segundo a especialista, a cirurgia é realizada com anestesia local, costuma ser rápida e, na maioria dos casos, é até mais tranquila do que uma extração dentária. O implante, feito em titânio, substitui a raiz do dente perdido e, após o período de cicatrização, recebe a prótese definitiva.
Durante a entrevista, Angelita explicou que a perda de um dente não afeta apenas a estética, mas também compromete a mastigação, a fala e pode provocar a movimentação dos dentes vizinhos. Além dos implantes unitários, a profissional destacou a opção do protocolo, indicado para pacientes que perderam todos os dentes e desejam substituir a dentadura convencional por uma prótese fixa sobre implantes.
A dentista ressaltou que praticamente todos os pacientes podem realizar o tratamento, desde que passem por uma avaliação clínica completa. Casos de infecção bucal, diabetes descontrolada, radioterapia na região da face ou algumas condições sistêmicas exigem tratamento prévio antes da cirurgia. O planejamento inclui exames clínicos, radiografias, tomografia e avaliação do estado geral de saúde do paciente.
De acordo com Angelita, os implantes podem ser realizados a partir dos 18 anos e não possuem idade máxima, desde que o paciente apresente condições de saúde adequadas. Além de recuperar a função mastigatória, o tratamento proporciona mais segurança, autoestima e qualidade de vida, permitindo que o paciente volte a sorrir e a se alimentar normalmente.