O governo brasileiro anunciou a abertura de seis novos mercados de exportação para produtos do agronegócio, reforçando a diversificação de destinos e de produtos de maior valor agregado. Entre os destaques, a castanha-do-Brasil passa a ser exportada para o Japão, aproveitando seu alto teor de selênio para panificação e confeitaria. Além disso, o país poderá enviar ovos processados para Singapura, que importa mais de 90% dos alimentos que consome, atendendo ao setor de hotéis e restaurantes.
Na Ásia, a Coreia do Sul autorizou a importação de heparina purificada suína, usada na produção de medicamentos anticoagulantes. O Egito passa a receber carne de patos, outras aves e carne de coelho, beneficiando-se da certificação halal e da previsibilidade do fornecimento. Já a Índia liberou derivados de ossos bovinos para gelatina e chifres e cascos para uso industrial, promovendo a economia circular no setor.
Desde 2023, o agronegócio brasileiro contabiliza 460 novas oportunidades de mercado, resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).