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Projeto do Moegão do Porto de Paranaguá já está com 75% das obras concluídas

09 nov 2025 às 13:32

O secretário nacional de Portos, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Alex Ávila, realizou visita técnica ao Porto de Paranaguá (PR)  nos dias 23 e 24 de outubro para acompanhar o andamento das obras do Moegão, o novo sistema de descarga ferroviária do corredor de exportação. A inspeção, realizada juntamente com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias, confirmou o avanço de 75% da execução do projeto.


O Moegão é um investimento de R$ 658 milhões, financiado pelo BNDES, com previsão de conclusão para janeiro de 2026. O nome é o aumentativo de “moega”, equipamento tradicional em formato de funil, usado para receber e direcionar grãos. O projeto recebeu esse apelido por ser uma versão ampliada e mais eficiente, centralizando o recebimento de grãos de 11 terminais em um único ponto.


O secretário Alex Ávila destacou a importância e o impacto da obra, afirmando que a nova estrutura permitirá aumento de quase cinco vezes na eficiência e na capacidade de descarga do corredor de exportação. “Nossa visita técnica confirmou o excelente andamento desta obra, que está 75% concluída e é uma prioridade estratégica para o MPor. O Moegão não é apenas um investimento, é uma revolução logística para o país. Vamos saltar de cinco para 24 milhões de toneladas na capacidade do corredor de exportação e, o mais importante, reequilibrar a matriz de transporte do porto”, destacou.


A obra foi projetada para revolucionar a logística do porto, com expectativa de elevar a participação do modal ferroviário no recebimento de grãos de 20% para 50%, equiparando-se ao rodoviário. A mudança trará mais eficiência, redução de custos logísticos, menor tempo de espera dos vagões e benefícios ambientais, ao diminuir emissões e conflitos de tráfego entre caminhões e trens em Paranaguá.


Novo acesso aquaviário


A visita técnica ocorreu após o Porto de Paranaguá protagonizar um marco histórico. Na quarta-feira (22), o MPor realizou na B3 o leilão de concessão do canal de acesso ao porto, o primeiro desse tipo no Brasil.

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu a disputa e será responsável pela administração e modernização do acesso por 25 anos. O projeto prevê R$ 1,22 bilhão em investimentos nos primeiros cinco anos, destinados à dragagem e ampliação do calado.


A estimativa é de aumento de 35% na capacidade operacional do porto e redução de 12% nos custos logísticos.