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Conheça os secretários da gestão de Tiago Amaral na Prefeitura de Londrina

Decretos de nomeação serão publicados no Jornal Oficial do Município
02 jan 2025 às 20:00
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Vivian Honorato / NCom

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, já iniciou seu mandato à frente da Prefeitura elencando os novos secretários e presidentes de órgãos municipais. Confira a lista abaixo e conheça aqui cada um:


Cláudio Bravim


Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL)


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UEL e pós-graduado em Arquitetura e Pós-Modernidade e em Patrimônio Histórico e Restauro (UTFPR). Foi presidente do IAB-Londrina, vice-presidente do CEAL e Conselheiro Estadual do CAU-PR. Atuou como professor na Unopar e Unifil e assessor especial na Proplan/UEL. É perito em Arquitetura e Construção Civil, ministrante de cursos e palestras e tem ampla experiência em projetos arquitetônicos, acústicos, restauros e execução de obras. Também integrou o Conselho Municipal da Cidade de Londrina e o Conselho Superior do IAB-PR. Sua trajetória combina conhecimento técnico e liderança no campo do urbanismo e planejamento.

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Éder Alexandre Pires


Secretário de Fazenda e Interinamente da Secretaria de Planejamento


Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. Professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Simulação Empresarial, consultor em Compliance Tributário, Auditoria Tributária Digital e Planejamento Tributário. Auditor independente e coautor do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.


Fabrício Bianchi


Diretor-Presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU)


Graduado em Administração pela UEL e em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade Metropolitana de Londrina. Tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (ISAE/FGV) e Direito Empresarial (PUC-PR), além de formações no Executive Program da Startse e o curso de Liderança Transformadora pela Fundação Dom Cabral. No Sebrae Paraná, foi consultor durante 17 anos na instituição, sendo 7 como Gerente da Regional Norte. Foi conselheiro no Sicoob Ouro Verde, Estação 43, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e é conselheiro de inovação na empresa Pado. A indicação para diretor- presidente da CMTU ainda precisa passar pela análise do Conselho de Administração da companhia.


Felipe Juliani


Secretário de Defesa Social


Formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Durante 12 anos, foi policial militar em Londrina, integrando a primeira turma de Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), equipe especializada em ocorrências de maior vulto. É um dos criadores da ROTAM Motos. Tem cursos na área de segurança pública, como controle de distúrbios civis, gerenciamento de crises e instrutor de pilotagem tática com motos. Na iniciativa privada, na área de segurança.

 

Felipe Prochet


Chefe de Gabinete


Empresário e formado em Marketing e Propaganda, com especialização em Gestão Empresarial. Foi vereador em Londrina (2017-2020), atuando como 1º secretário da Mesa Executiva e presidindo a Comissão de Finanças, além de relatar comissões como a de Desburocratização e a de Caducidade da Sercomtel. É vice-presidente do Londrina Esporte Clube (2023-2025) e foi presidente do clube nos triênios 2014-2016 e 2020-2022.


Guilherme Arruda Santos


Controladoria-Geral e Ouvidoria


Doutorando e Mestre pela UFPR, com MBA em Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas no Serviço Público e Políticas Públicas. Engenheiro Químico, Contador e Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica. Assessor Técnico no TCE/PR desde 2019, desenvolvendo projetos na 5ª Inspetoria. Foi coordenador do Observatório da Despesa Pública (2016-2018), Controle Interno e Auditoria (2014-2016) na CGE/PR. Gerenciou projetos do Banco Mundial (2013-2018). Professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento.


Gilmar Domingues


Secretário de Meio Ambiente e Interinamente da Secretaria de Agricultura


Arquiteto, Urbanista e Engenheiro Civil, Pós-graduado em Engenharia Ambiental e Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental. Servidor de carreira do município, com 27 anos de experiência. Desempenhou as funções de Secretário do Ambiente, Diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Diretor de Projetos e Diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e presidente.


Leonardo Carneiro


Secretário de Gestão Pública e Inteligência e Interinamente da Secretaria de Recursos Humanos


Delegado de Polícia Civil, especialista em Segurança Pública pela Escola de Polícia Civil do Paraná e possui MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como coordenador-adjunto de Operações Integradas e coordenador de Planejamento Estratégico pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.


Marisol Chiesa


Secretária da Família e Desenvolvimento Social (Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher e Secretaria do Idoso).


Londrinense e tem experiência em liderança, gestão estratégica e desenvolvimento de pessoas, trabalhando com equipes e projetos sociais, planejamento, organização de recursos e criação de políticas eficazes para transformar realidades. Atua como empresária há mais de 25 anos e tem formação acadêmica em Pedagogia, Nutrição e especializações. É reconhecida pela capacidade de articular soluções e fortalecer comunidades. Foi líder do Conselho da Mulher Empresária da ACIL, atua em conselhos regionais e nacionais e tem o perfil que queremos para a nova mentalidade do Desenvolvimento Social de Londrina.


Otávio Gomes


Secretário de Obras 


Arquiteto e Consultor com formação em Londrina (Unifil/UEL) e Campinas (Unicamp), especialista em projetos Comerciais e Industriais, com ênfase em solução de fluxos e organograma espacial. 15 anos de atuação na iniciativa privada, com projetos realizados em 12 estados Brasileiros. Foi professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrou cursos e palestras na qualidade de pioneiro em BIM (Building Information Modeling).


Paulo Henrique Ferreira


Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL)


Indicado para a presidência da Codel, Paulo Henrique Ferreira Administrador de Empresas, formado pela UEL. Fundador e CEO da Clickweb, empresa de soluções digitais com presença no Brasil e nos Estados Unidos. Com 28 anos de experiência no setor, tem competências em inovação, gestão e geração de oportunidades de negócios. Fundador da ABRADi, associação nacional que reúne agentes digitais, e atual Vice-Presidente Regional da ADVB-PR, entidade voltada para líderes em vendas e marketing. É reconhecido por promover boas práticas empresariais e construir redes estratégicas. Com foco em inovação, dados e transformação digital estratégica, tem como missão criar pontes entre oportunidades, pessoas e resultados sustentáveis. A indicação passará por análise do Conselho.


Renan Salvador


Diretor-Presidente da Londrina Iluminação


Indicado para diretor-presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador é engenheiro eletricista e de telecomunicações, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especializações internacionais. Com mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia, atualmente possui empresas na área de Engenharia Elétrica, Tecnologia e Inovação. Ao longo da carreira, trabalhou com empresas globais (Klabin, West Rock, Inmarsat, Petrobras, CEMIG, COPEL, entre outras) e organizações governamentais em diversos setores, como engenharia, P&DI, ecossistemas de startups e inovação corporativa. Também atuou como Diretor de Inovação e Relações Institucionais da Sociedade Rural do Paraná. Membro da Câmara Temática de Agro 4.0 do Ministério da Agricultura do Brasil, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Estação 43 e membro do Conselho Acil Jovem. A indicação para diretor-presidente da Londrina Iluminação ainda vai passar pela aprovação do Conselho.


Roberto Moreira


Diretor-Presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD)


Indicado para diretor-presidente da CTD, Roberto Moreira é especialista em Digital Business pela USP, com formação em Sistemas da Informação pela Estácio de Sá, Liderança & Inovação pelo MIT e certificações internacionais em gestão de projetos (PSM e KMP). Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia e Inovação. É o Superintendente do Estação 43, entidade que faz a gestão do Ecossistema de Inovação de Londrina, e membro fundador da comunidade de startups de Londrina e região, a Redfoot. Organizou o primeiro Festival Internacional de Inovação de Londrina, o FIIL. No setor público, foi Diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL de 2020 a maio de 2024, quando coordenou o Parque Tecnológico Francisco Sciarra e o programa ISS Tecnológico, além de ter criado o Empregatech, programa de capacitação de jovens para a área da TI. A indicação para diretor-presidente do CTD ainda vai passar pela aprovação do Conselho.


Rodrigo Souza


Secretário de Governo, Interinamente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) e Fundação de Esportes de Londrina (FEL)


Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília e Administrador de Empresas pela UEL. Proprietário da Advance Estratégia e Gestão e consultor associado da Macroplan desde 2011. Coordenou a elaboração do Masterplan Londrina 2040, abrangendo: análise retrospectiva e comparativa, benchmarking, visão de futuro com indicadores e metas, desenho urbano, projetos estratégicos e governança, além de mobilização social com criação de um conselho consultivo e engajamento escolar. Atuou como gerente de projetos para Sistema Cresol, OCB, Sebrae, Apex-Brasil, FIPECq Vida, CEB, e governos de Alagoas, Espírito  Santo,  Pernambuco  e  Goiás,  entre  outras  entidades públicas e privadas.


Vânia Costa


Secretária Interina de Educação


Pedagoga com 35 anos de experiência na educação municipal de Londrina. Especialista em Gestão Escolar e Gestão Pública, é pós- graduanda em Neurociência. Atuou por 8 anos como coordenadora pedagógica e 14 anos como gestora escolar. Possui cursos de extensão em pedagogia e gestão escolar.

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