Cidade

Projeto gratuito da UEL incentiva crianças através do ciclismo

23 jun 2026 às 17:42

Com o objetivo de fazer com que as crianças voltem a vivenciar a infância de forma raíz e desenvolvam suas habilidades motoras, através do ciclismo, o CEFE (Centro de Educação Física e Esportes) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promove o projeto "Crescendo no Pedal", voltado para crianças entre 8 e 16 anos


 A iniciativa nasceu a partir de um convite da coordenadora do projeto, professora Larissa Borbroff, ao professor e mestrando Adriano Grandão, para que fosse criada uma iniciativa no sentido de estimular as crianças a sair das telas. Segundo Grandão, “as crianças hoje em dia não brincam mais, seja por questão de segurança, por conta das telas ou por outros motivos”.


Desenvolvimento e brincadeira

Durante as aulas são desenvolvidas atividades de equilíbrio, coordenação motora e técnicas básicas do ciclismo, promovendo aprendizado e integração entre os alunos. As atividades do projeto unem teoria e prática de forma acessível e lúdica. O aluno João Miguel Balan, estudante do 3º ano de educação física e participante da iniciativa, explica a abordagem inicial com os pequenos: "a gente explicou de forma geral o que é uma bicicleta e introduziu as modalidades". Ele complementa que a intenção do projeto é iniciar as crianças ao ciclismo, utilizando a modalidade como ferramenta para o desenvolvimento motor


Esse desenvolvimento acontece de maneira natural e prazerosa, como reforça o estudante Otávio de Medeiros: “durante o curso de educação física, aprendemos que é importante colocar a criança para desenvolver todo tipo de atividade possível". O aluno destaca ainda que estimular as brincadeiras das crianças como forma de aprendizado é um dos principais pilares das aulas.


Formação acadêmica e impacto social

Além de beneficiar as crianças e famílias da comunidade, o "Crescendo no Pedal" atua como um importante laboratório para os próprios universitários. A estrutura do projeto foi pensada para que os graduandos de educação física aprendam a disciplina de ciclismo na prática e se capacitem como professores. Segundo Grandão, essa formação docente ganha força por meio do contato real com a sociedade, que usufrui da iniciativa de maneira totalmente gratuita.


Serviço

O projeto acontece todas às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30 e as aulas são realizadas no espaço atrás da pista de atletismo da UEL (Universidade Estadual de Londrina). A participação é aberta e gratuita para a comunidade londrinense, sendo necessário trazer a própria bicicleta. Os pais interessados podem inscrever suas crianças através do formulário disponível no instagram do projeto, que é @crescendonopedal.

Veja Também