O Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1: Gabriel Bortoleto foi anunciado na manhã desta quarta-feira (6) como novo piloto da Sauber a partir da temporada 2025, no último ano da equipe suíça – que, a partir de 2026, correrá como escuderia de fábrica da Audi.
Pouco antes de anunciar Gabriel, logo cedinho, a equipe suíça anunciou que não contaria mais com a dupla formada por Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, elevando à expectativa dos brasileiros nas redes sociais.
O anúncio coloca Bortoleto como o primeiro brasileiro titular na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. Desde então, o único piloto do país foi Pietro Fittipaldi, que correu pela Haas as duas últimas provas da temporada 2020 substituindo Romain Grosjean, que se aposentou após um grave acidente no Bahrein.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser simplesmente membro, pretendo crescer com este ambicioso projeto e alcançar o auge do automobilismo. Estou extremamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela oportunidade de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de incentivo a jovens talentos e estou confiante de que juntos escreveremos a nossa própria história de sucesso”, afirmou Gabriel.
Com a definição, a Sauber terminará 2024 trocando seus dois pilotos titulares: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou deixam o time com destinos incertos, enquanto Gabriel Bortoleto assume uma das vagas ao lado do alemão Nico Hulkenberg, atualmente na Haas.
A McLaren fez um post nas redes sociais parabenizando Bortoleto e indicando que o brasileito está liberado de suas obrigações com o time britânico.
“Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada de 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira.”
Natural de São Paulo, Gabriel Bortoleto começou a carreira no kart, brigando por títulos no Brasil e no exterior. Estreou nos monopostos em 2020, quando conquistou o quinto lugar na temporada da Fórmula 4 italiana.
Os anos seguintes foram de resultados discretos nos campeonatos europeu e asiático de Fórmula Regional, até que conseguiu uma vaga na Trident para disputar a Fórmula 3 em 2023 - e foi campeão. O feito valeu uma vaga na academia de formação de pilotos da McLaren.
Em 2024, Bortoleto estreou na Fórmula 2 pela equipe Invicta. Conquistou a primeira vitória logo no primeiro ano, na etapa da Áustria, e mostrou regularidade para brigar pelo título, deixando para trás alguns dos principais favoritos. Os rumores que ligavam o brasileiro ao projeto da Audi logo ganharam força.
Em agosto, o espanhol Fernando Alonso - que, além de piloto da Aston Martin, é sócio da empresa que administra desde 2022 a carreira de Bortoleto - disse que uma vaga na F1 era uma possibilidade real a curto prazo.
“As equipes estão muito atentas a ele”, disse o bicampeão à Band. “E não é apenas Audi, então espero que encontremos alguma opção”, completou.
O tema também ganhou força no GP de São Paulo de Fórmula 1. Max Verstappen e Oscar Piastri elogiaram e pediram o brasileiro na categoria, e o chefe da McLaren disse que não iria dificultar caso aparecesse proposta por Bortoleto.
Antes de chegar à Fórmula 1, no entanto, Gabriel Bortoleto ainda tem a chance de ser campeão da Fórmula 2 em 2024. O piloto da Invicta Racing lidera o campeonato mundial com 169.5 pontos, 4.5 a mais em relação a Isack Hadjar, da Campos Racing. Faltam duas corridas para o final da temporada de 2024.
As etapas do Catar e de Abu Dhabi são as últimas da Fórmula 2 em 2024. A próxima corrida será realizada entre os dias 29 e novembro e 1º de dezembro. Os Emirados Árabes Unidos recebem a prova final entre os dias 6 e 8 de dezembro.