Todos os locais
Todos os locais
BR-163: o sonho não acabou

Avança 163: Grupo Tarobá retrata transtornos causados pela obra inacabada

24 abr 2023 às 12:40
Por: Portal Tarobá

Avança 163, este é o nome da nossa nova bandeira. O jornalismo do Grupo Tarobá de Comunicação mergulha nos fatos e desafia autoridades para que este grande nó logístico, que compromete oeste e sudoeste do Paraná, seja desatado. O que assistimos hoje é o resultado amargo de uma sequência de falhas:


- de políticas

- de planejamento

- de gestão

- de promessas e descaso 

Outras notícias

Em Lindoeste, estruturas que seriam contorno estão abandonadas em meio ao mato

Na região de Capanema, descaso e abandono deixam armadilhas na rodovia

BR-163: motoristas sofrem com problemas na pista antiga e sem conservação


Um investimento de R$ 706 milhões de Cascavel à Marmelândia. 74 km a serem duplicados. Da licitação até aqui, oito anos se passaram. 


Hoje a rodovia tem falhas no anteprojeto além sobrepreço e superfaturamento de R$ 60 milhões, tudo isso com dinheiro público, aquele que vem dos impostos que você paga.  Em Santa Lúcia, um caso clássico. Um viaduto que mais parece uma obra fantasma e uma passarela que nunca cumpriu a sua função e há anos segue interditada. 


Em Capitão Leonidas Marques, outra obra inacabada. Pilares gigantescos, onde o mato toma conta e o abandono é visível. De outro ângulo, uma obra esquecida no tempo, sem conectar algo a coisa alguma. E quando vem a chuva, a água acumula e deixa o cenário ainda pior.


Olhando para o retrovisor, o passado nos lembra que o tempo passou rápido. A obra que começou em 2014 deveria estar pronta há 6 anos. Olhar para todo o descaso causa indignação. Milhões em dinheiro público e objetivo não cumprido.


Quilometros a frente, uma das partes mais complexas da duplicação, está parada. A segunda ponte sobre o rio Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, onde foram investidos 20 milhões de reais.


Embora a retomada da obra entre Cascavel e Marmelândia tenha sido anunciada pelo ministério dos transportes para os primeiros 100 dias de governo, não houve efetividade. O trabalho executado na pista é o agulhamento para a liberação de 23 quilômetros de pistas novas, uma deliberação do ano passado. 

A conclusão depende de uma nova licitação. Segundo o DNIT, mais 220 milhões de reais serão necessários. A expectativa é de que o edital seja lançado ainda este ano e com isso, o investimento total no trecho vai chegar a R$ 1 bilhão de reais. 


Ainda de acordo com o DNIT o contrato de implantação do segmento compreendido entre Marmelândia e Cascavel foi rescindido unilateralmente pelo dnit em novembro do ano passado, devido à inexecução contratual da empresa contratada.


84% das obras foram executadas e a conclusão dos serviços necessita de levantamentos de campo, atualização de projeto e de orçamento dos segmentos remanescentes, para que seja realizada nova licitação e, posterior contratação das empresas que vão assumir os serviços.

Veja também

Relacionadas

BR-163: o sonho não acabou
Duplicação BR-163

Homologada a empresa que fará a sinalização e liberação de trechos já concluídos na rodovia

BR-163: o sonho não acabou
Imagem de destaque

Duplicação BR-163: Escolhida empresa que fará sinalização para liberar trechos já concluídos

BR-163: o sonho não acabou

Dnit publica licitação para liberar trechos da BR-163

Cidade

BR-163: protesto ganha corpo e clamor chega às autoridades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mistério: homem desaparece após chegar no trabalho e carro usado por ele fica no local

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Quatro novos radares instalados em Londrina começam a multar nesta segunda-feira

Cidade
Londrina e região

Morre menino de sete anos baleado no colo do pai por homem que invadiu casa da família

Cidade
Londrina e região

Jovem reserva sala de cinema e surpreende namorada com pedido de casamento inusitado em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.