O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) divulgou no início da tarde desta quarta-feira (10) a empresa vencedora da licitação que prevê a realização do chamado agulhamento, que através de sinalização fará a conexão da pista antiga da BR-163, com a pista nova, cerca de 21km de trecho já duplicado, mas ainda não liberado para utilização.
Quatro empresas participaram do certame que tinha como valor máximo R$ 55.477.977,96.
A empresa vencedora, que apresentou menor preço para a realização dos trabalhos, foi a Pavimentacoes e Terraplenagens Schmitt LTDA, com sede em Guarapuava. A proposta apresentada foi de R$ 51.778.307,50.
A reportagem solicitou ao Dnit informações sobre os próximos passos e previsão de inícios dos trabalhos, mas ainda não houve retorno.
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Duplicação da BR-163
A obra de duplicação do trecho iniciou em 2014 e até agora somente a etapa entre Cascavel e Lindoeste foi concluída. De Lindoeste até Marmelândia há vários segmentos de pista duplicada, porém, sem possibilidade de uso por falta de sinalização. Outro exemplo é a nova ponte sobre o rio Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, pronta, mas nunca utilizada.
O edital não trata de uma retomada da obra, e sim de um paliativo para a eliminação de pontos críticos.
A licitação contempla também o trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, além da BR-467, entre Cascavel e Toledo. Estão previstos serviços de sinalização horizontal e vertical, manutenção, roçada, limpeza e melhorias da pista.